domingo, 5 de outubro de 2014

F1 2014 - GP do Japão e o acidente de Jules Bianchi #fuerzaBianchi

Adoro as corridas clássicas, e o GP do Japão nas madrugadas de sábado para domingo sempre são especiais, meu pai me ensinou a gostar de Fórmula 1, e gostar muito. E quando eu era criança, com toda a certeza, as corridas que passavam de madrugada eram as que eu mais me divertia.
Hoje em dia meu pai não assiste mais comigo, mas ainda me divirto, acordo vinte minutos mais cedo e tenho todo um "ritual", faço uma espécie de café da tarde, ligo no site da Fórmula 1 para acompanhar os tempos de voltas e vamos ver a corrida, quando o narrador fala "voltamos em definitivo" é um alívio, pois aquelas longas propagandas me irritam, mas fazer o que né, se não fossem elas a RG não passaria a categoria.
O Grande Prêmio do Japão de 2014 chegou cheio de bombas, saída de Fernando Alonso da Ferrari, que tirou o Sebastian Vettel da Red Bull, a McLaren ainda não confirmou Alonso e fica aquele clima de "eita, Alonso desempregado?". Acho que não, só estão fazendo um charme pois Don Fernando já deve estar assinado com a McLaren, que com isso deve aposentar Jenson Button.
Tirando tudo isso, um tufão estava por chegar em Suzuka e a corrida corria risco de ser encerrada antes do seu final.
No sábado os cinco mais bem classificados eram Nico Rosberg (Mercedes),

Lewis Hamilton (Mercedes), Valtteri Bottas (Williams), Felipe Massa (Williams) e Fernando Alonso (Ferrari).
Enfim chegou o domingo, muita chuva como era esperado e a Fórmula 1 largou atrás do Safety Car, mas apenas duas voltas depois, bandeira vermelha por excesso de água.
Vinte e cinco minutos depois, nova largada com Safety Car e algumas voltas depois, carros liberados e enfim tínhamos corrida.
As Mercedes logo se distanciou das demais equipes, e as Williams que tem o rendimento mais próximo das ponteiras sofria na chuva e perdia as posições para as Red Bulls, que prepararam seus carros com acerto de chuva.
Quando Lewis Hamilton brigava com Nico Rosberg pela ponta a FIA liberou a abertura das asas e o inglês precisou de algumas voltar pra passar, e passar com classe seu companheiro de equipe.
A partir daí Lewis não perderia mais a ponta, com Nico em segundo e Sebastian Vettel em terceiro.
Perto do final da corrida, a chuva voltou a cair forte e Adrian Sutil saiu da pista na curva 8 com sua Sauber, atendo na barreira de pneus e saindo sem ferimentos do carro.

Enquanto a chuva caia forte, o guindaste entrou na área de escape do lado de fora da pista para tirar a Sauber de Sutil. Ao invés da FIA mandar o Safety Car entrar para a retirada do carro, a corrida continuou rolando normalmente.
E após apareceram nas imagens uns fiscais acenando, aí sim entraram na pista não só o Safety Car, mas também o carro médico. Jules recebeu os primeiros socorros na pista mesmo, com um Adrian Sutil apreensivo assistindo tudo de perto.
Jules Bianchi
De início não se sabia se era um problema com Adrian Sutil ou com algum fiscal de pista, e só depois de alguns minutos chegou a notícia de que era Jules Bianchi, de Marussia.
Devido a falta de informações até agora, ao que se sabe o francês perdeu o controle do carro e se chocou violentamente contra o guindaste, sofrendo uma grave lesão na cabeça.Foi para o hospital de ambulância e assim que chegou o piloto de 25 anos foi operado, respira sem a ajuda de aparelhos, seu estado e crítico e as próximas horas são decisivas para a vida do francês, que sim, ainda corre risco de morte.
Com o acidente, a corrida foi finalizada algumas voltas antes de seu fina natural e Lewis Hamilton venceu, seguido por Nico Rosberg e Sebastian Vettel, o pódio foi mera formalidade, já que ninguém tiha motivos para sorrir ou comemorar.
A frase de Sebastian Vettel define perfeitamente a corrida, "...tudo que aconteceu na corrida é secundário, hoje. Um de nós está mal, e ainda não sabemos como ele está. Jules teve um acidente feio, e esperamos ter boas notícias logo...".
O que nos resta agora é torcer, e torcer muito. Força Bianchi!


Rômulo Rodriguez Albarez - São Paulo/SP - #prayforBianchi #forzaBianchi

Nenhum comentário:

Postar um comentário