segunda-feira, 27 de julho de 2015

F1 2015 - GP da Hungria - Para Jules Bianchi #JB17

As homenagens à Jules Bianchi no inicio da corrida emocionaram a todos
O GP da Hungria veio e chegou emocionando, além da homenagem eterna que a Fórmula 1 prestou a Jules Bianchi, aposentando o número 17 que pertencia ao piloto, a categoria também prestou suas últimas homenagens durante todo o fim de semana, e foi muito legal, sem demagogia ou sem se levar pelas emoções, podemos dizer sim, que Jules mereceu tudo que se prestou a ele nesses dias que sucederam sua morte.

A corrida tinha o grid como de costume com as duas Mercedes na primeira fila, mas só foram as luzes se apagarem para que as Ferrari de Sebastian Vettel e kimi Raikkonen pulassem na frente.
Hamilton errou, saiu da pista e caiu pro meio do grid. Batalhou estava voltando às primeiras posições, quando o bico da Force India de Nico Hulkenberg se desmancha deixando o alemão passageiro do carro, bate forte de frente na barreira de proteção, o piloto saiu ileso, mas a batida provocou um safety car.
Na relargada Lewis Hamilton ao tentar atacar quem vinha a sua frente, foi tão afoito que perdeu diversas posições, e ainda foi punido, novamente no meio do pelotão batalhou pra subir.
Sebastian Vettel iguala as 41 vitórias de Ayrton Senna
Nessa altura Kimi Raikkonen que vinha fazendo uma excelente corrida em segundo perdeu potência do motor e foi caindo no grid até abandonar, uma pena, já que o campeão de 2007 precisa mostrar serviço se quiser continuar no ano que vem, apesar dos boatos cada vez mais fortes de que será substituído por Valtteri Bottas.
Nas últimas voltas a situação era a seguinte, Vettel em primeiro seguido de perto por Nico Rosberg e Daniel Ricciardo, com Lewis Hamilton em nono. Esse resultado faria com que Rosberg assumisse a liderança no campeonato, mas o dia não era dele.

Confesso que fiquei com dó, o terceiro colocado Daniel Ricciardo tentou uma manobra um tanto arriscada e ao melhor estilo Maldonado, este inclusive foi o rei das punição, levou três, e ao tentar frear mais tarde passou Rosberg porém abriu demais a curva, possibilitando ao piloto da Mercedes aplicar o famoso “X”, mas Ricciardo voltou muito bruscamente e sua asa dianteira acertou o pneu traseiro de Rosberg, o pneu dele furou e ele caiu para o meio do grid, terminando a corrida atrás do Hamilton. No final o que seria uma liderança no campeonato virou um segundo lugar mais longe do primeiro que no inicio da corrida.

No final Vettel venceu, seguido por Daniil Kvyat e Daniel Ricciardo. Hamilton foi o sexto e Nico Rosberg o oitavo.
As McLarens surpreenderam, Fernando Alonso terminou em quinto e Jenson Button em nono.
Sebastian Vettel dedicou a vitória para Jules Bianchi e falou via rário após a bandeirada:

“Merci, Jules. Cette victoire est pour toi” (Obrigado, Jules. Esta vitória é para você).
“Você sempre estará em nossos corações. Nós sabíamos que, mais cedo ou mais tarde, você iria fazer parte desta equipe”
Ah é, ia me esquecendo, os brasileiros terminaram em 11º Nasr e 12º Massa.
Nasr teve uma corrida mais tranquila, se aproveitando dos erros dos outros, sem carro para brigar mais na frente era o que tinha pra fazer.
Já Massa, errou a posição do carro no grid, foi punido e teve uma corrida pra esquecer, visto que a Williams na Hungria só “andou para trás”.
No resumo geral, a corrida foi demais, emoção do inicio ao fim, em uma corrida em que todos pareciam querer entrar em confusões, sobrou pra quem não se envolveu em nada, e foi Sebastian Vettel que conquistou sua segunda vitória pela Ferrari e a 41ª da carreira, igualando nada mais nada menos que Ayrton Senna.

Agora a Fórmula 1 parte para suas férias de verão e só voltaremos a ter corrida no dia 23 de agosto na belíssima Spa-Francorchamps, na Bélgica.

Imagens das homenagens a Jules Bianchi, antes da corrida




A família de Bianchi compareceu à corrida
Rômulo Rodriguez Albarez - São Paulo/SP - ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário