quinta-feira, 30 de julho de 2015

F1 2000 - Há 15 anos, a primeira vitória de Rubens Barrichello

Nunca é demais relembrar Rubens Barrichello, e a quinze anos atrás a tão esperada primeira vitória do brasileiro.
Após sete anos de Fórmula 1 e tendo passado por Jordan (1993 – 1996) e Stewart (1007 – 1999), Barrichello chegava à Ferrari trazendo a esperança de dias gloriosos para o torcedor brasileiro e a certeza do Brasil novamente voltando a brigar por vitórias, a última vitória de um brasileiro havia sido no final de 1993, com Ayrton Senna.

E no dia 30 de julho de 2000, Rubens Barrichello largava na 18ª posição para fazer uma prova histórica, quando nas últimas voltas começou a chover e os ponteiros pararam pra trocar os pneus, a Ferrari pergunta se ele trocaria os pneus e o brasileiro como bom piloto de chuva nega e vai até o fim, com maestria, para enfim quebrar a barreira da primeira vitória, que tanto demorou a acontecer.

Ao parar o carro o primeiro abraço foi de Michael Schumacher e a festa ferrarista foi completa, festa com direito a sambadinha no pódio e muitas lágrimas do emotivo piloto.
Após a corrida Rubinho falou sobre a sensação de vencer, sobre Ayrton Senna e etc, confira abaixo:

"Ainda nem acredito", disse Barrichello ao fim da prova.

"Para já, dedico esta vitória ao Ayrton Senna, que tanto me ajudou a partir de 1984, e à minha família. Na última volta ouvi a equipe me dizer no rádio que eu ia vencer, mas quando se está no comando a última volta é a mais longa, e posso agora confirmar que isso é verdade",continuou.

"É extraordinário sair da 18ª posição e ganhar desta maneira. O meu carro não estava muito bom no warm-up, mas mudamos algumas coisas e ficou perfeito para a corrida. Por conta da minha posição no grid, eu iniciei a corrida com pouca gasolina, o que me ajudou a fazer tantas ultrapassagens e devo acrescentar que os outros pilotos foram muito corretos também. E eu estava tão concentrado na minha corrida, que só quando cheguei a quinto percebi que o Michael já tinha desistido", disse Rubens.

"As últimas voltas foram difíceis, pois a chuva foi aparecendo em diversas partes do circuito, mas quando decidi não mudar de pneus, tinha visto que a pista só estava molhada no Estádio, e o Ross Brawn também me disse que poderia ganhar se mantivesse o ritmo, por isso decidi arriscar" finalizou.

Após essa vitória, Rubens Barrichello conseguiu mais 10 ao longo de sua carreira, sendo 9 no total na Ferrari e 2 pela Brawn, conquistando dois vice-campeonatos, ambos pela Ferrari.
Hoje o piloto brasileiro é o atual campeão da Stock Car Brasil.

Vida longa a Rubens Barrichello do Brasil.














Rômulo Rodriguez Albarez - São Paulo/SP - ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário