terça-feira, 14 de julho de 2015

F1 1973 - A morte de François Cevert

Nunca postei nada que fosse só sobre François Cevert, piloto francês que corria ao lado de Jackie Stewart na Tyrrel no início dos anos 70.
Sua morte, nos treinos para o GP dos Estados Unidos de 1973, foi o estopim para que Jackie Stewart se aposentasse um dia antes de sua última corrida.
Mas mais que isso, foi uma das mais aterrorizantes mortes na Fórmula 1, Cevert perdeu o controle de seu carro e voou sobre os polêmicos guard rails instalados para a corrida e teve sua cabeça decepada.
Até hoje, eu havia visto essa foto abaixo sobre o acidente, e mais algumas do carro com os restos mortais do francês, mas que não tem necessidade de postar:


E hoje me deparei com essas imagens, tiradas por Ralph Janelli logo após o acidente fatal do dia 06 de outubro de 1973, que garanto que assim como eu, muita gente nunca havia visto, nelas da pra ver com maior nitidez a dimensão do estrago, o guard rail chegou a ser arrancado:






François Cevert jamais chegou a disputar um título na Fórmula 1, onde obteve apenas 1 vitória, ironicamente no mesmo circuito de sua morte, um ano antes da tragédia.
François Cevert a esquerda, com seu bom amigo, Jackie Stewart
Rômulo Rodriguez Albares - São Paulo/SP - ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário