sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Fórmula E

E nesse fim de semana estreia a mais nova categoria homologada pela FIA, a Fórmula E. Com a proposta de desenvolver energia limpa, ou seja, energia elétrica para automóveis, uma boa solução para os problemas de poluição no mundo.

E a categoria traz a tona nomes e sobrenomes famosos dentro e fora dos carros. É o caso de Leonardo Di Caprio, que é dono da equipe Venturi, ou de Alain Prost, que é co-fundador da equipe E-dams Renault, ou ainda Jarno Trulli, que além de dono é também piloto da equipe que leva seu nome, Trulli.

A categoria conta com pilotos com passagem pela Fórmula 1, são eles: Jarno Trulli, Nick Heidfeld, Jaime Alguersuari, Bruno Senna, Lucas DiGrassi, Nelsinho Piquet, Takuma Sato, Sebastian Buemi, Jerome D’Ambrosio, Karun Chandock, Charles Pic e Frank Montagny.
A E-dams Renault,  é dirigida por Alain Prost e tem como pilotos os franceses Sebastian Buemi e Nicolas Prost, filho de Alain
Na Fórmula 1, basta falarmos sobre rivalidade, que alguns nomes vem a cabeça, é o caso de Ayrton Senna, Alain Pros, Nelson Piquet e Nigel Mansell, e algo que pelo menos no papel promete para a Fórmula E, é que desses quatro pilotos, três tem família correndo na categoria.
Nicolas Prost (filho de Alain Prost), Nelsinho Piquet (filho de Nelson Piquet) e Bruno Senna (sobrinho de Ayrton Senna) estarão competindo um contra o outro e trarão a tona, pelo menos pra quem viveu essa brilhante época da Fórmula 1, um ar de nostalgia. Agora se eles vão fazer o que seus pais e tio faziam, aí já é outra história.
Abaixo a relação de equipes e pilotos dessa categoria que promete:


E a primeira etapa acontece nesse fim de semana, dia 13/09 na China.
A categoria conta com três brasileiros:
Lucas DiGrassi, que é embaixador da categoria, o paulista ajudou em todo o processo de desenvolvimento do carro, vai correr pela Audi Sport Abt:

- Eu apoiei esse projeto desde o início e continuo envolvido. Será um prazer poder disputar a primeira corrida mundial de fórmulas elétricos. Os pilotos vão correr o mais rápido que puderem, mas ao mesmo tempo terão de ter consciência de que, para vencer na Fórmula E, é preciso saber administrar o equipamento. É uma mistura de 100 metros rasos com maratona, se é possível fazer esse paralelo. É uma linha muito tênue a ser administrada. Os pilotos vão disputar nas pistas para ver quem é o melhor do mundo com esse tipo de tecnologia. A principal linha de discurso é que carros elétricos podem ser tao rápidos quanto carros a combustão - analisa o paulista.
Lucas Di Grassi
O segundo brasileiro é Nelsinho Piquet Jr, que volta aos monopostos e corre pela equipe China Racing:

- Estou muito motivado com a categoria. É um conceito absolutamente inovador. Fico contente pela oportunidade que recebi do Team China. Espero usar esta chance para mostrar que posso ser competitivo em qualquer tipo de carro de corrida. Tenho 21 anos de carreira, mas me empolgo como um novato com a chance de acelerar os mais variados carros - comemora Piquet.


Para fechar, Bruno Senna, o sobrinho de Ayrton Senna que não conseguiu se firmar na Fórmula 1 tenta vida nova na Fórmula E, pilota pela equipe Mahindra Racing:

- Até seis meses atrás ainda havia alguma incerteza quanto à categoria, mas depois de todo esse tempo de trabalho, testes e simulações do evento não tenho dúvida de que ela será um sucesso. Estamos tão bem preparados quanto foi possível. Uma estreia, principalmente em uma categoria totalmente nova, traz sempre uma série de incógnitas e variáveis que teremos de enfrentar na hora. Por exemplo, não sabemos como esses carros se comportarão com temperaturas muito mais elevadas como as que deveremos encontrar em Pequim. O superaquecimento é uma preocupação, porque em Donington treinamos com o clima bem mais ameno - avalia Senna.


Vamos torcer.

Rômulo Rodriguez Albarez - São Paulo/SP - Fórmula E

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