quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Fórmula E - eP da China


E foi no sábado, dia 13 de setembro que o automobilismo deu mais um passo, diante daquilo que é sua essência, trazer ao mundo novas tecnologias e inovações para que no futuro sejam usadas em carros de rua.
A primeira prova totalmente limpa de poluição da história, com carros elétricos, a Fórmula E deu um pequeno passo, que se tornará enorme quem sabe, no futuro.
A largada da prova, com Nicolas Prost (e-Dams) em primeiro e Lucas Di Grassi (Audi) em segundo
E a primeira prova aconteceu em Beijing na China, e coroou para a história do automobilismo um brasileiro, Lucas Di Grassi, piloto da equipe Audi Sport Abt. O paulista, que é em piloto de desenvolvimento e embaixador da categoria, na minha opinião era quem mais merecia a vitória, não pela corrida que fez, já que se não fosse a batida na última volta entre os dois ponteiros, teria chegado em terceiro, mas por todo o trabalho nesses últimos anos, desenvolvendo os carros da categoria e trabalhando duro no desenvolvimento de performance e segurança.
Nelsinho Piquet (China Racing)
O pole position da corrida inaugural foi o filho do tetracampeão de F1 Alain Prost, Nicolas Prost, que acabou surpreendendo, uma vez que os treinos livres foram dominados pelos brasileiros Bruno Senna e Lucas Di Grassi, Prost dominou a corrida no início seguido por Lucas Di Grassi, que depois caíria para terceira posição, o segundo colocado então viria a ser o alemão e ex-Fórmula 1 Nick Heidfeld, que vinha voando pra cima de Nicolas.
Foi então que na última volta, mais precisamente na última curva, Heidfeld colocou de lado pra cima de Prost, que fez uma manobra um tanto "criminosa", fechando o alemão, os dois se tocaram e Nick virou passageiro de seu carro, que subiu no ar depois de passar em uma zebra, bateu na mureta de proteção de capotou várias vezes até parar de cabeça para baixo.
A manobra do Prost filho em muito lembrou seu pai, na época da Fórmula 1, e as comparações foram inevitáveis, mesmo eu crendo que Nicolas realmente não o fez por querer.

Felizmente Nick Heidfeld nada sofreu e logo saiu do carro, indo direto tirar satisfações com Nicolas Prost. Nicolas no primeiro momento alegou que a manobra de Nick foi errada, depois disse que não viu o carro do lado e depois assumiu a culpa, mas diz não ter visto o carro da Venturi guiado pelo alemão.
Com isso o terceiro colocado era o brasileiro Lucas Di Grassi que herdou a mais que merecida vitória, seguido por Franck Montagny da equipe Andretti e Sam Bird da Virgin.

Os outros brasileiros, Nelsinho Piquet terminou em oitavo, conquistando quatro pontos e Bruno Senna teve problemas logo após a largada e abandonou, muito frustrado pois sabia que tinha carro pra brigar pelas primeiras posições.
Lucas Di Grassi
O vencedor, Lucas Di Grassi considera a vitória um dos melhores momentos de sua carreira:

"Essa vitória significa muito para mim e entra na lista dos meus melhores momentos dentro da pista em toda minha carreira. Estive envolvido no desenvolvimento da Fórmula E desde o comecinho e me preparei intensamente para o fim de semana trabalhando nos últimos meses com a Audi ABT. Todos estávamos ansiosos com a primeira corrida e o trabalho duro foi coroado com a vitória, e isso foi uma grande recompensa para todos no time. Comemoramos nossa vitória e o sucesso do primeiro evento da categoria com todos os pilotos e membros das equipes no sábado à noite." - empolga-se o brasileiro.

Nicola Prost, após ver o replay do acidente reconheceu a culpa e se desculpou com Nick Heidfeld:

"Eu me sinto muito mal pelo acidente. Entendo que eu sou o responsável. Eu simplesmente não o vi. Me sinto muito mal. O mais importante é que meu amigo Nick Heidfield está bem. Desculpe mais uma vez, Nick, você sabe que eu jamais faria algo assim." - escreveu o francês.
Nick Heidfeld e Nicolas Prost discutem após o acidente.
Nick Heidfeld, mais que prontamente respondeu ao francês:

"Obrigado, Nico. Eu conheço você e sei que você não acertaria alguém de propósito. Coisas assim acontecem. No próximo fim de semana, vamos lutar juntos em Austin pela Rebellion Racing." - escreveu o alemão.
E quem riu por último na China foi Lucas Di Grassi do Brasil!
Confira abaixo o resultado da prova:

Abaixo a Classificação de Piloto e Equipes:


Mais informações você pode conseguir no site da categoria clicando AQUI, site que por sinal é muito legal e fácil de manusear, poderia ser um exemplo para o site da nossa velha e querida Fórmula 1.

O próximo ePrix acontece no dia 22 de novembro em Putrajaya, Malásia.

Rômulo Rodriguez Albarez - São Paulo/SP - ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário