terça-feira, 13 de março de 2012

F1 2012 - Vai ser dada a largada!

Bruno Senna e Felipe Massa - É o que temos para 2012


Já ouviram falar em TPT, não? É a chamada Tensão Pós-Temporada de F1, sim, ela existe. Assim como acontece comigo, outros milhares de fãs da F1 sentem isso a cada fim de temporada e não vêem a hora de chegar o dia da primeira corrida da próxima temporada, por mim a Fórmula 1 começaria em janeiro e terminaria em dezembro, mas, querer não é poder, então vamos nos contentar, até porque hoje em dia são muito mais provas do que antigamente.
E finalmente, é com grande alegria que digo, escrevo, grito, ”enfim, vai começar a temporada 2012 da Fórmula 1”. E é verdade, começa no próximo domingo (18/03), na Austrália.
E a temporada vem cheia de tempero, com a volta de Kimi Raikkonen, e a da “verdadeira” Lotus. O dinheiro compra acentos na F1 como nunca, quem diria Jarno Trulli e Rubens Barrichello, o italiano já deveria ter saído em meu ver a alguns anos atrás, pois vinha desmotivado, porém o brazuca tinha lenha pra queimar, e que queime na Fórmula Indy, que seja campeão #tamojuntoRubinho, porém pilotos novos com mais dinheiro e nenhuma experiência ou talento acabam “dominando” a categoria máxima do automobilismo.
Os carros estão feios, bicos jamais vistos no automobilismo mundial viraram tendência, com exceção da McLaren e Marussia, que optaram pelos bicos tradicionais.
Nas palavras de Juan Pablo Montoya, a F1 virou  uma piada. Não concordo totalmente com o colombiano, não se encaixou em nenhuma equipe e saiu da categoria falando mal de todo mundo, é um fanfarrão.
Concordo apenas quando se trata dos cabeças-duras que ainda cuidam da F1, com suas regras estúpidas que diminuem muito o sentido de esporte puro que é a F1, deviam estar pescando em qualquer canto do mundo, mas não, querem estragar o esporte que amamos antes de morrerem. Concordo quando o dinheiro fala mais alto que um talento puro, dinheiro que está nos fazendo perder novos Senna’s, Piquet’s, Prost’s, Clark’s (bem, vocês entenderam).
O que seria do pastor de ovelhas Jim Clark se nos anos 50/60 a F1 optasse por dinheiro ao invés de talento? Eu sei a resposta, seria um anônimo pastor de ovelhas pelo resto da vida. Será que nosso Nelson Piquet teria lugar na F1 de hoje? Não.
Torço imensamente para que a F1 volte aos tempos de “caça-talentos”, onde o talento falava mais alto do que dinheiro para se conquistar um acento em uma equipe.
A pré-temporada não disse muita coisa. Não tivemos uma equipe dominando o curto período de testes.
A Red Bull andou pouco, teve dias de problemas, porém não acredito que tenho andando para trás, a questão é, as demais equipes deram mais passos que a equipe austríaca?
A McLaren vem com a melhor dupla da F1, os dois últimos ingleses campeões da categoria, Button (2009) e Hamilton (2008). E tem gente que ainda considera o Button um segundo piloto, o campeão de 2009 vem correndo de igual para igual com Lewis Hamilton.
A Ferrari vem com aquele papinho de que o carro é ruim, em minha opinião, isso cheira a blefe.
A Mercedes é outra incógnita, estreou o carro no meio da pré-temporada e andou bem.
A Lotus sempre andou bem tanto com Kimi quanto com Romain, espero que façam uma temporada competitiva.
A Force Indian, ao meu ver vai estourar a qualquer momento, seja nessa ou nas próximas temporadas, é uma equipe organizada e que trabalha certo, o sucesso não parece distante.
Falando na equipe B da Red Bull, achei uma sacanagem o que fizeram com a dupla de 2011, principalmente com Alguersuari, foram demitidos de uma hora pra outra, deixando os dois a pé para 2012 e sem chance de conquistarem um acento.
A Sauber é sempre a Sauber, gosto muito da equipe e queria vê-la andando mais a frente do pelotão, tem uma ótima dupla, o mexicano Pérez  é um dos cotados ao lugar de Felipe Massa, enquanto o mito Kamui Kobayashi só não conseguiu um melhor acento porque luta contra o “preconceito” de ser piloto japonês, que são vistos como kamikazes.
A Williams foi umas das equipes que mais andou e alternou entre andar no meio e na frente do pelotão, vem talvez com uma das duplas menos preparadas do grid, junto com a dupla da Toro Rosso.
Não vejo a hora de não considerar a Caterham uma das equipes nanicas, por enquanto não me arrisco.
As nanicas Hispania e Marussia ainda não saíram do lugar.
O cara a ser batido é Sebastian Vettel, atual bi-campeão da categoria, o alemão luta em 2012 para defender o reinado em um casamento perfeito com sua equipe e o projetista Adrian Newey.
Fernando Alonso vem para o seu terceiro ano na Ferrari e aguarda ansioso por um carro vencedor, para enfim brilhar onde ele tanto sonha, no rall dos tri campeões de F1.
Felipe Massa vem em um ano chave, ao meu ver só continua na Ferrari em 2013 se for campeão, o que duvido muito.
Michael Schumacher certamente sairá ao final dessa temporada, a não ser que tenha um ano um tanto vencedor.
Bruno Senna enfim pode se dizer um piloto de Fórmula 1, fez sua primeira pré-temporada e se estabiliza em uma equipe, agora precisa mostrar seu valor para se firmar na categoria.
Kimi Raikkonen voltou, e voltou mostrando que os dois anos fora não o afetaram, pelo menos é o que a Lotus nos diz, veremos o que o início da temporada pra valer nos dirá.
Repito, enfim, vai começar a temporada 2012 da Fórmula 1,  que venha em grande estilo, para um ano histórico, um ano em que o esporte vença.
Saudade de quem se foi e esperança por quem está por vir.



Equipes e Pilotos



Rômulo Rodriguez Albarez - Sampa - SP - ##Luto Alex "Calado" 08/03/12##

Nenhum comentário:

Postar um comentário