sexta-feira, 30 de março de 2012

F1 1980 – Foi há 32 anos


A primeira vitória de Nelson Piquet, seguido por Patrese e Fittipaldi
Em um fim de semana a Fórmula 1 presenciou, uma despedida, uma tragédia e a primeira de muitas vitórias, tudo isso aconteceu no dia 30 de março de 1980, há 32 anos.
O último pódio de Emerson

O então jovem Nelson Piquet largando na pole, o bi-campeão Emerson Fittipaldi largando em 24º e o suíço Clay Regazzoni largando naquela que seria sua última corrida na Fórmula 1.
Piquet largou em primeiro e não foi ameaçado por ninguém para a sua primeira vitoria na categoria, a primeira vitória do Brasil em 5 anos.
A última havia sido conquistada em 1975, no GP da Inglaterra e foi por Emerson Fittipaldi, então piloto da McLaren.
O próprio “Rato” (apelido de Emerson) tratou de coroar a primeira vitória de Nelson Piquet, largou e 24º e chegou em terceiro com sua Fittipaldi (única equipe brasileira na Fórmula 1), chegando logo atrás de Riccardo Patrese. Esse foi o último pódio de Fittipaldi, que simbolicamente passou o bastão brasileiro a Piquet.
Foi uma corrida de festa para o Brasil, porém de tristeza para a Suíça.
O último carro, a última corrida de Clay
Clay Regazzoni se envolveu em um acidente e ficou paraplégico, nunca mais sentou em um carro de Fórmula 1. O piloto suíço morreu em 15 de dezembro de 2006 em um acidente em Parma, na Itália, seu automóvel se chocou contra um caminhão.


Rômulo Rodriguez Albarez – SP/SP – Relembrando algo que não presenciei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário