terça-feira, 20 de março de 2012

F1 2012 - Pastor Maldonado tem razão!

Ivan Capelli

texto: A Williams está de volta
O campeonato mal começou, uma única corrida num circuito tão particular quanto o Albert Park não é o melhor dos parâmetros para se tomar posições definitivas, mas é inegável que o desempenho da Williams no GP da Austrália impressionou todo mundo. Embora Bruno Senna tenha sofrido um acidente no começo que prejudicou bastante sua corrida, o que Pastor Maldonado fez foi impressionante. E, por mais rápido que o venezuelano seja, a consistência de sua corrida se deve a um bom carro. É isso, senhores: a Williams está de volta.
Lógico, não é a Williams que conhecemos num passado já nem tão recente assim. Não vai brigar por títulos, vitória só se algo fora de série acontecer, mas deve marcar pontos com consistência. Maldonado disse depois da prova: "Acho que nós somos mais rápidos que a Ferrari, mais rápidos que a Sauber e a Forca India, também". E ele tem razão.
Analisando os tempos de volta do venezuelano durante a corrida em comparação com os da Ferrari de Fernando Alonso, a conclusão é até óbvia. Maldonado podia estar em um bom dia, é um piloto veloz, mas não é nenhum Alonso. E ele conseguiu manter um ritmo tão consistente quanto o do espanhol, muitas vezes até melhor. E enquanto a Ferrari sofria com os pneus macios, que duraram apenas 13 voltas, a Williams fez 16 no primeiro stint, com carro pesado, e depois conseguiu repetir a mesma estratégia por mais 21 voltas. Desequilibrada, a Ferrari não pôde fazer dois stints com macios, optando pelos médios já no primeiro pit-stop. Conclusão: a Williams é equilibrada e consome adequadamente os pneus.
Outra informação importante antes de analisar os tempos de volta é que Fernando Alonso ficou praticamente dois terços da corrida a uma distância superior a dois segundos em relação ao carro da frente, o que significa que correu praticamente com pista limpa, podendo fazer tempos de volta sem ser prejudicado pelo carro da frente. Maldonado, por sua vez, ficou cerca de metade da prova sempre com alguém à sua frente, precisando negociar ultrapassagens e tendo seu ritmo de prova tolhido. Além disso, o piloto da Williams errou na quinta volta, quando escapou da pista e perdeu mais de cinco segundos. Ainda assim, perseguiu Alonso até o último giro, quando bateu.
Tempos médios dos stints de Alonso e Maldonado
Sem considerar a primeira volta, pit stops e voltas com safety-car
* Descontada a volta em que Maldonado saiu da pista

** Descontada a volta final, já que Maldonado bateu e Alonso reduziu a velocidade.
A tabela com o tempo médio de cada piloto deixa bem claro que Maldonado está com mais do que razão. Ao menos na Austrália, a Williams esteve à frente da Ferrari. Descontando a volta em que o venezuelano saiu da pista, já que o objetivo é avaliar a consistência dos tempos, o primeiro e o segundo stints de Maldonado foram melhores que o da Ferrari. Impressiona, também, perceber que os dois carros fizeram o segundo stint com o mesmo número de voltas (21), mas tendo a Williams pneus macios, contra médios da Ferrari.
No último stint, Maldonado e Alonso andaram praticamente no mesmo ritmo, descontando a volta final, já que nela o piloto da Williams bateu e Alonso reduziu a velocidade para cruzar a linha de chegada. Fica claro que a Ferrari detinha o desempenho da Williams, que era mais rápida e tentava a ultrapassagem.
Será muito bom para a F1 que a Williams consiga permanecer no topo. Na Malásia teremos uma noção melhor do comportamento dos carros, já que a pista de Sepang castiga mais os pneus, ao mesmo tempo em que permite mais ultrapassagens que o Albert Park. Mas minha aposta é numa Williams pelo menos entre os oito primeiros, situação que pode permanecer até o meio da temporada. Uma boa notícia para Bruno Senna.
O pouco poder econômico do time, infelizmente, pode fazer com que o FW34 evolua menos que os adversários até o final do ano, modificando o cenário. Mas é certo, a partir do que se viu em Melbourne, que o carro é muito bem nascido. Tudo o que a Ferrari não é.
via Blog do Capelli (acessem)
Rômulo Rodriguez Albarez - São Paulo/SP - Uma bela análise!

Nenhum comentário:

Postar um comentário