quarta-feira, 30 de outubro de 2013

F1 1988 - Ayrton Senna campeão mundial de Fórmula 1

Há 25 anos atrás, exatamente no dia 30 outubro de 1988, um novo campeão surgia. Apontado por muitos como o melhor piloto da Fórmula 1 de todos os tempos, Ayrton Senna se tornava campeão mundial de Fórmula 1.
A temporada de 1988 foi dominada única e exclusivamente pela McLaren, Alain Prost então bicampeão recebia como novo companheiro de equipe o jovem Ayrton Senna, juntos conquistam 15 vitórias em 16 corridas. A única corrida não vencida por um carro da McLaren foi o GP de Monza em que Senna liderava tranquilamente, faltando poucas voltas para o final o brasileiro foi ultrapassar um retardatário e acabou batendo sozinho e abandonando a corrida, que foi vencida por Gerhard Berger seguido por Michele Alboreto, ambos da Ferrari para delírios dos tifosis. Das quinze vitórias da equipe de Ron Dennis, oito foram de Senna e sete de Prost, foi nesse ano em que a maior rivalidade da história da Fórmula 1 foi iniciada.
Mas voltando ao GP do Japão de onde Ayrton Senna saiu campeão, o que se viu foi um exibição de gala, digna do piloto que anos mais tarde seria reconhecido como o maior piloto de Fórmula 1 de todos os tempos. Claro que a tal exibição de gala surgiu a partir de uma tribulação que o brasileiro passou logo na largada, o motor de seu McLaren morre momentos antes das luzes vermelhas se apagarem. A corrida começa e Senna fica pra trás, Alain Prost seguia líder tranquilamente enquanto Ayrton caiu de primeiro para 14º. A partir daí o brasileiro inicia uma prova de recuperação incrível, muitos dizem ser a melhor exibição de sua carreira, na volta 28 Senna alcança Prost, o ultrapassa e da liderança não sai mais, vence e se torna campeão mundial de 1988 com uma  corrida de antecipação, Alain Prost foi o segunda e Thierry Boutsen o terceiro. Dos três títulos conquistados por Ayrton Senna, esse é o único que não me lembro.


Uma época que deixa saudade.


Rômulo Rodriguez Albarez - Sampa/SP - Sempre bom lembrar desse cara...

Nenhum comentário:

Postar um comentário