sexta-feira, 11 de outubro de 2013

RIP María de Villota


Estava decidido hoje a escrever sobre os 40 anos completados essa semana da morte de François Cevert. Mas hoje foi um daqueles dias em que nos deparamos com notícias que não imaginaríamos ou que simplesmente, nunca gostaríamos de receber.
Não com alguém tão jovem, e jovem que já passou por tanta coisa na vida, jovem que estava reiniciando sua vida após quase perdê-la tempos atrás, jovem que viu no milagre de uma nova vida a esperança e desfruta-la de maneira bem vivida e longa, da melhor forma, que havia aprendido a apreciar a simplicidade de certas coisas que antes passavam despercebidas, jovem que é exemplo de superação, de que vale a pena lutar, e vale muito a pena.
Indo trabalhar por volta das seis e meia da manhã, abri meu facebook pelo 3G, o primeiro status de uma página sobre Fórmula 1 estava da seguinte forma, "RIP Maria #F1 =/".

Confesso que vieram várias Maria's na minha cabeça, nenhuma ligada a Fórmula 1, e na incerteza entrei na tal página e na lentidão do meu 3G, descobri de qual Maria estavam falando.
María de Villota, ex-piloto de 33 anos, a mesma que a mais ou menos um ano e meio atrás sofria um sério acidente em que ficou entre a vida e a morte, o acidente levou de María o olho direito, o olfato, o paladar, e a carreira como piloto de Fórmula 1.
Há tempos na Fórmula 1 não me deparava com uma notícia tão triste, e de maneira tão inesperada, tão misteriosa. Hã alguns minutos atrás li que sequelas do acidente podem ser a causa da morte de María, a espanhola foi encontrada morta em um quarto de hotel em Sevilla, e daqui dois dias iria lançar seu livro, o nome do livro, "A vida é um presente", e infelizmente para María, um presente que duru pouco.
E que em cada um de nós possa ficar o legado de María, um legado de superação, força de vontade, fé, perseverança, e que mesmo em meio as lutas, que possamos assim como María, estar com um belo sorriso no rosto. Descanse em paz guerreira e que Deus possa confortar sua família, fãs e todos que admiravam María de Villota. Fica aqui minha humilde homenagem, nesse 11 de outubro de 2013, um dia de reflexão, onde mais vale lutar pea vida do que se entregar para as dificuldades. RIP María.
____________________________________________________________________________________________________

Abaixo, a última entrevista de María de Villota, há três dias, ela falou de sua luta pela vida, falou de superação e futuro no programa "cara a cara" da TV espanhola:

O entrevistador Roberto Cámara perguntou sobre quais seriam os principais itens para vencer a luta pela sobrevivência, De Villota foi direta: "Se ganha com dois componentes essenciais: estar perto das suas pessoas, dos amigos, inclusive gente que você não conhece mas que te manda muita energia, reza por você e está por perto... E com a paixão. Com o sonho de viver, com amor, com todas essas coisas que te dão vida e que suprem as principais perdas. Vamos viver de uma maneira apaixonada", afirmou.


Logo depois falou sobre sua recupeção a disse ter memórias claras de seu acidente: "Meu caso foi um pouco especial, porque tive uma lesão cerebral, mas os médicos esperavam que eu não seria capaz nem de falar e nem de lembrar. Mas eu me recordo. Não sei por que...", comentou María, pensativa. "Creio que o destino quis que esse episódio não passasse esquecido. Tenho pesadelos, não posso evitar. Mas assim que me levanto, desconecto, o acidente passou. Mas foi parte da minha história... A partir daí, tive uma segunda oportunidade de viver. Me considero uma privilegiada, e estou começando a viver minha segunda vida", afirmou, voltando a sorrir. "Com coisas em comum da velha María, e coisas que estou descobrindo, coisas novas", completou.
A letra nada tem a ver, mas lembrei muito dessa música hoje - Maria Maria
____________________________________________________________________________________________________

Pilotos e pessoas ligadas ao automobilismo prestaram suas homenagens através das redes sociais:

Monisha Kaltenborn: “Ela teve uma experiência tão trágica, e ainda assim teve coragem para sair e conversar sobre a questão”, opinou a dirigente, em entrevista à emissora inglesa BBC.
Espanhóis assim como María, os pilotos Fernando Alonso, da Ferrari, e Jaime Alguersuari, ex-Toro Rosso, também lamentaram a tragédia. “Hoje é um dia muito triste para o esporte espanhol. Deixa-nos uma lutadora de enorme sorriso. Descanse em paz, Maria!”, disse o bicampeão mundial, por meio de sua conta no Twitter.
“A vida é um presente. Maria, obrigado por nos dar tantos momentos plenos de vida”, declarou Alguersuari, que escreveu um dos depoimentos incluídos na autobiografia da espanhola.
Jean Todt (presidente da FIA): “Hoje é um dia trágico para o esporte a motor. Minhas profundas condolências à família De Villota. María foi uma piloto fantástica, uma luz condutora às mulheres no esporte a motor e uma militante incansável pela segurança nas ruas. Além disso, era uma amiga que eu profundamente admirei. Por meio de sua coragem, força e determinação, ela transformou seu infortúnio pessoal na pista numa poderosa mensagem para a segurança nas ruas que foi ouvida nos autódromos ao redor do mundo. María era um membro querido da família FIA. Nossos pensamentos vão para a família dela hoje.”
Monisha Kaltenborn (chefe da Sauber): “Ficamos chocados ao ouvir a notícia da morte de María de Villota e gostaríamos de oferecer as nossas mais sinceras condolências à família dela e aos amigos por essa trágica perda. Se alguém representou força e otimismo, foi Maria. Sua morte repentina é uma grande perda para o mundo do automobilismo, pois ela foi uma embaixadora importante por retransmitir mensagens importantes à juventude e particularmente garotas que aspiram uma carreira no esporte a motor. Maria foi um exemplo de alguém que nunca desistiu. Ela sempre tinha um sorriso no rosto e vamos sentir muito sua falta.”
Martin Whitmarsh (chefe da McLaren): “O paddock inteiro está muito chocado com a notícia de que Maria não está mais entre nós. Ela foi uma inspiração não apenas para as mulheres, mas também para os que sofreram lesões graves. Sua trajetória, determinação e inspiração subsequente saiu da F1 para o esporte como um todo e ver as imagens dela em Barcelona no grid, no início deste ano, cercada por uma multidão de crianças alegres, nos dá uma grande história. Maria participou do Fórum de Fãs em Manhattan pela sua equipe, Marussia, no ano passado, e impressionou os torcedores. A falta dela, infelizmente, será muito sentida e queremos passar nossas sinceras condolências à família.”
Jenson Button (piloto da McLaren): “A garota passou por tanta coisa, mais do que a maioria das pessoas poderiam enfrentar nas suas vidas. Tem sido difícil para ela, mas esta é uma notícia horrível e um verdadeiro choque para todo o paddock e o mundo do automobilismo. Nós a vimos este ano em Barcelona: fazíamos uma obra de caridade para crianças e ela foi a primeira a levantar a mão, realizar o trabalho e convencer outros pilotos a se envolverem. Ela fez muito pela comunidade, as notícias são muito tristes.”
Christian Horner (chefe da Red Bull): “Ficamos extremamente tristes ao saber da perda de María de Villota. Em nome de todos na equipe, enviamos nossas sinceras condolências à família de María neste período difícil.”
Fernando Alonso (piloto da Ferrari): “É difícil falar sobre María de Villota agora, pois acabara de retirar meu capacete quando soube de sua morte e, no momento, ainda não acredito nisso e tenho que parar para pensar nisso. São notícias muito tristes para o mundo do automobilismo, pois María era amada por todos. Agora, tudo o que podemos fazer é orar por ela e por sua família.”
Emerson Fittipaldi (ex-piloto brasileiro e bicampeão de F1): “Mesmo longe das pistas, María era uma das representantes femininas na Comissão Mundial de Pilotos da FIA, presidida por mim, e muito ativa em nossas reuniões. Lembro ainda de nosso último encontro, no final de setembro, quando ela colaborou com ideias inovadoras e criativas para defender a posição das mulheres no automobilismo. María vinha de uma família tradicional no mundo das corridas. Seu pai, Emilio de Villota, correu comigo na F1 e hoje dirige uma das mais prestigiosas escolas de pilotagem da Europa. Estamos todos muito tristes com essa notícia. Em nome de todos os membros da Comissão Mundial de Pilotos da FIA, gostaríamos de prestar nosso apoio à família nesta hora tão difícil.”
Jorge Lorenzo (bicampeão de motociclismo): “Que notícia mais triste que acabo de receber na Malásia: a grande perda de Maria de Villota, uma lutadora. O esporte sentirá sua falta.”

Marussia (nota oficial): “É com grande tristeza que soubemos há pouco tempo da notícia de que María de Villota faleceu. Nossos pensamentos e orações estão com a família e os amigos de María neste momento muito difícil.”
Williams (nota oficial): “A Williams gostaria de expressar as mais profundas condolências à família e aos amigos de María de Villota após a triste notícia que emerge da Espanha sobre seu falecimento.”

Renault (nota oficial): “Notícia trágica sobre María de Villota. Uma mulher heroica e corajosa que nos deu um exemplo de espírito. Nossas condolências aos amigos e familiares.”
Felipe Massa: "Maria Villota, meu coração está com a sua família".
____________________________________________________________________________________________________
María de Villota - 1980 / 2013

"Venci a corrida da minha vida."
María de Villota

Rômulo Rodriguez Albarez - São Paulo/SP - Luto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário