Adrian Newey |
- O que aconteceu naquele dia, a causa do acidente, ainda me
assombra até hoje – revelou à rede de TV britânica BBC.
O engenheiro disse também que nunca se saberá a causa do
acidente, se foi falha mecânico ou de Senna. Adrian Newey e Patrick Head –
diretor técnico da Williams na época – foram processados por homicídio culposo
(quando não há intenção de matar), mas foram inocentados das acusações.
Na época das acusações, foi citada uma pequena modificação
na barra de direção, o que poderia indicar a quebra da mesma, que é o mais
provável que tenha acontecido no trágico dia. A equipe Williams por sua vez,
alega que a telemetria aponta uma erro de Ayrton.
Adrian Newey e Ayrton Senna |
- A falha na coluna de direção foi a causa, ou ela teria se
quebrado por conta do impacto? Não há dúvidas de que ela quebrou. Ainda assim,
toda a telemetria, as câmeras do circuito, de transmissão e do carro de
Schumacher, que vinha logo atrás, não mostraram de maneira consistente uma
falha na coluna. Primeiro o carro deu uma saída de traseira e só depois seguiu
reto em direção ao muro. Mas a primeira coisa foi realmente a saída de
traseira, mais ou menos como acontece nos ovais americanos – o carro perde a
traseira, o piloto tenta corrigir e acaba indo direto de encontro com o muro de
proteção (assim como acontece em ovais), o que não se encaixa com uma falha na coluna de direção – apontou
Newey em entrevista à rádio “5 live F1”.
A maior tristeza de Adrian é que Senna juntou-se a Williams
para conquistar o tetracampeonato, porém na época não foi capaz de construir um
carro a altura do sonho do brasileiro.
Adrian Newey e Patrick Head em 1994 |
- Existia uma energia enorme sobre ele, algo difícil de descrever.
Ele certamente tinha uma presença. Creio que o que mais me assombra é o fato de
ele ter se juntado à Williams porque tínhamos criado carros excelentes nos
últimos três anos, e ele queria competir por um time que tivesse o melhor
carro. Mas, infelizmente, o modelo de 1994 não começou a temporada em boa
forma. Ayrton tinha um talento puro, e era muito determinado. Ele tentou levar
o carro adiante e fazê-lo realizar coisas da qual o equipamento não era capaz.
É muito injusto que ele estivesse nessa posição. E depois, quando conseguimos
acertar o carro, ele já não estava mais conosco.
Adrian Newey hoje trabalha na Red Bull, e é o reponsável
pelos carros que deram os três (quase quatro) títulos a Sebastian Vettel. Ele
também foi o responsável pelas Williams que deram a Nigel Mansell o título em
1992 e Alain Prost em 1993, contando com a ajuda do revolucionário sistema de
suspensão ativa. Depois, pela McLaren, construiu os carros que deram a Mika
Hakkinen o bicampeonato em 1998 e 1999.
Rômulo Rodriguez Albarez - São Paulo/SP - Mudaram as estações, nada mudou...
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