quarta-feira, 2 de outubro de 2013

F1 - A sombra de Adrian Newey

Adrian Newey
Adrian Newey, um dos maiores projetistas da história da Fórmula 1 revelou em entrevista a BBC que a morte de Ayrton Senna em um carro desenhado por ele ainda o assombra, quase 20 anos depois, confira abaixo:
- O que aconteceu naquele dia, a causa do acidente, ainda me assombra até hoje – revelou à rede de TV britânica BBC.
O engenheiro disse também que nunca se saberá a causa do acidente, se foi falha mecânico ou de Senna. Adrian Newey e Patrick Head – diretor técnico da Williams na época – foram processados por homicídio culposo (quando não há intenção de matar), mas foram inocentados das acusações.
Na época das acusações, foi citada uma pequena modificação na barra de direção, o que poderia indicar a quebra da mesma, que é o mais provável que tenha acontecido no trágico dia. A equipe Williams por sua vez, alega que a telemetria aponta uma erro de Ayrton.
Adrian Newey e Ayrton Senna
- A falha na coluna de direção foi a causa, ou ela teria se quebrado por conta do impacto? Não há dúvidas de que ela quebrou. Ainda assim, toda a telemetria, as câmeras do circuito, de transmissão e do carro de Schumacher, que vinha logo atrás, não mostraram de maneira consistente uma falha na coluna. Primeiro o carro deu uma saída de traseira e só depois seguiu reto em direção ao muro. Mas a primeira coisa foi realmente a saída de traseira, mais ou menos como acontece nos ovais americanos – o carro perde a traseira, o piloto tenta corrigir e acaba indo direto de encontro com o muro de proteção (assim como acontece em ovais), o que não se encaixa com uma falha na coluna de direção – apontou Newey em entrevista à rádio “5 live F1”.
A maior tristeza de Adrian é que Senna juntou-se a Williams para conquistar o tetracampeonato, porém na época não foi capaz de construir um carro a altura do sonho do brasileiro.
Adrian Newey e Patrick Head em 1994
- Existia uma energia enorme sobre ele, algo difícil de descrever. Ele certamente tinha uma presença. Creio que o que mais me assombra é o fato de ele ter se juntado à Williams porque tínhamos criado carros excelentes nos últimos três anos, e ele queria competir por um time que tivesse o melhor carro. Mas, infelizmente, o modelo de 1994 não começou a temporada em boa forma. Ayrton tinha um talento puro, e era muito determinado. Ele tentou levar o carro adiante e fazê-lo realizar coisas da qual o equipamento não era capaz. É muito injusto que ele estivesse nessa posição. E depois, quando conseguimos acertar o carro, ele já não estava mais conosco.

Adrian Newey hoje trabalha na Red Bull, e é o reponsável pelos carros que deram os três (quase quatro) títulos a Sebastian Vettel. Ele também foi o responsável pelas Williams que deram a Nigel Mansell o título em 1992 e Alain Prost em 1993, contando com a ajuda do revolucionário sistema de suspensão ativa. Depois, pela McLaren, construiu os carros que deram a Mika Hakkinen o bicampeonato em 1998 e 1999.

Rômulo Rodriguez Albarez - São Paulo/SP - Mudaram as estações, nada mudou...

Nenhum comentário:

Postar um comentário