segunda-feira, 14 de outubro de 2013

F1 - "Isso é por nós, María"

Susie Wolff
A atual piloto de testes da Williams é Susie Wolff, amiga íntima de María de Villota, ex-piloto de testes da Marussia, que foi encontrada morta no último dia 11.
Susie luta para achar seu espaço em um mundo totalmente masculino, a representante feminina resolveu desbafar, falou sobre a Fórmula 1, e sobre a amiga María:
- Apesar de ainda me sentir chocada com a morte de Maria, estou confortada pelo exemplo que ela nos deixou. Maria queria mostrar às pessoas que uma mulher pode competir contra os homens na Fórmula 1 - não porque ela era uma mulher, mas porque ela era uma pilota muito veloz. Infelizmente, o sonho de Maria terminou quando ela sofreu o grave acidente que lhe custou seu olho direito - escreveu Susie Wolff em um artigo para o jornal britânico “Daily Mail”.

Falou também da caminhada de María, que segundo ela, se tornaria com certeza titular de alguma equipe da Fórmula 1 e de sua luta pós-acidente:
- Até aquele acidente, Maria estava a caminho de derrubar as barreiras impostas às mulheres que sonham em competir na F-1. Uma tragédia como aquela teria quebrado muitas pessoas, mas ela prosseguiu com muita coragem, e sempre disse a todos que o que aconteceu não tinha nada a ver com ela ser do sexo feminino. Foi um acidente. Como embaixadora da “Comissão de Mulheres no Esporte a Motor” da FIA, Maria foi primordial para incentivar as mulheres a entrarem no esporte a motor - continuou a escocesa de 30 anos.
Susie revelou também uma conversa com María, onde as duas traçaram metas, planos e promessas:
Susie e María, amizade dentro e fora das pistas
- Maria sabia que precisava usar sua ambição e seu talento para lutar contra o estereótipo de que as mulheres não são rápidas o bastante ou fortes o suficiente para competir em um campeonato do nível da Fórmula 1. Ela realmente acreditava que podia e estava determinada a provar isso. Infelizmente, ela nunca teve a chance. Após o acidente, Maria disse para mim: “Você está lá por nós 
duas a partir de agora. Temos que mostrar do que as mulheres são capazes de fazer”. Então, quando eu alcançar meus objetivos, poderei finalmente dizer: “Isso é por nós, Maria” - disse a pilota escocesa.
Basta agora a torcida para que Susie consiga realizar sua difícil missão, de se tornar titular de alguma equipe de Fórmula 1 e dar sequência no legado da amiga María de Villota.

Rômulo Rodriguez Albarez - São Paulo/SP - Relembrando María

Nenhum comentário:

Postar um comentário