domingo, 29 de março de 2015

F1 - E com a palavra, Jacques Villeneuve...(2)

Quando eu tinha onze anos, entrou na Fórmula 1 o Jacques Villeneuve que eu conhecia da Fórmula Indy, e quando ele entrou eu ouvi alguém dizer na TV que ele é filho de um cara bom das antigas, provavelmente foi o Galvão ou o Reginaldo Leme que me deram essa informação.
Na época eu já amava a Fórmula 1, mas era apenas uma criança e a internet ainda não existia pelo menos para nós brasileiros, pelo menos eu acho que não.
Então eu não tinha como estudar Fórmula 1, mas já gostava do Villeneuve porque ele veio da Indy e eu achava isso o máximo.
Na primeiro corrida ele vai e faz a pole, fiquei enlouquecido com tal feito, cheguei quase a pensar que era o maior piloto de todos os tempos (pensamento de criança).
Em outros textos passados já citei minha admiração pelo Jacques nas pistas, e certamente no futuro irei repetir.
Hoje eu vi na internet dois vídeos dele, o da primeira vitória que me lembro como se fosse ontem e o do título, se enroscando com as duas McLaren de Mika Hakkinen e David Coulthard.
Jacques Villeneuve, segundo lugar na primeira corrida

Ele sempre se metia em confusão na pista e em um dos dois vídeos foi chamado de moleque pelo Cléber Machado, ok, tem pedigree, filho de Gilles Villeneuve que é o maior encrenqueiro das pistas de todos os tempo, alias, ótimos pilotos esses Villeneuve.
Domingo passado tivemos a abertura da Stock Car e Jacques Villeneuve correu de convidado, confesso que só assistir pra ver o Ingo Hoffmann e o Jacques correrem. E foi ele, Jacques, que proporcionou o melhor momento da corrida, ao lado do mexicano Antonio Perez, quando um empurrava o outro pra fora da pista, e é claro que o Jacques levou a melhor.
O pessoal do globo.com fez uma entrevista com o canadense sobre Fórmula 1, e a entrevista está ai abaixo, como sempre sem papas na língua, o campeão de 1997 falou e disse:

Mudança de Alonso para a McLaren

Definitivamente não foi sábia, porque era óbvio que a McLaren não seria competitiva, mas a energia entre ele e a Ferrari estava completamente quebrada, então era impossível para ele ficar. Ele tinha que mudar, e a única opção era a McLaren.

Vettel na Ferrari

Vettel foi para a Ferrari quando a equipe já tinha trocado muitos engenheiros e designers. A energia lá já estava completamente diferente, está muito positiva agora. Ele será parte desta reconstrução. Ele teve a sorte de ir para a Ferrari na hora certa.


Possível saída da Red Bull da Fórmula 1


Claro que é possível. As pessoas vão sentir falta deles? Não realmente. Se eles saírem, saíram, e outra equipe vai entrar. Não vai fazer uma grande diferença.

Supremacia da Mercedes

A Fórmula 1 sempre teve supremacias. Antes da Mercedes era a Red Bull, antes era a Ferrari, Williams, McLaren. Supremacia sempre foi parte da Fórmula 1 e não há qualquer problema desde que haja disputa entre os dois pilotos. E há isso entre Hamilton e Rosberg. Ano passado tivemos um grande campeonato. A supremacia não é algo ruim, é natural.


Queixa de Felipe Massa sobre os motores Mercedes


Acho que ele estava imaginando se eram os mesmos motores (que Williams e Mercedes utilizam), e isso não é o mesmo que reclamar. Eu não acredito que seja possível. Os motores têm que ser os mesmos para as duas equipes. ´Há regras muito rígidas sobre a evolução, sobre o que pode e não pode nos motores. Eu realmente não acredito que haja diferença.


Imbróglio da Sauber com Van der Garde


Acho que na verdade assinaram com quatro pilotos. Aparentemente Sutil ainda tem um contrato. No passado as equipes abusavam dos pilotos e não ligavam porque os pilotos não lutariam de volta. Mas os pilotos ficaram ricos e mais ricos, e agora são mais ricos do que as equipes. Eles conhecem os negócios, então não mexa com eles. Se fizer algo ruim a eles, eles vão reagir. Por isso eles ficaram surpresos, porque não estão acostumados a um piloto proteger seus direitos.


Bernie Ecclestone


Ele fez a Fórmula 1. É dele. Para mim não importa se ele está velho ou não. Ele a transformou no que é hoje. É graças a ele que as equipes fizeram muito dinheiro, por isso ninguém deveria reclamar dele. Seria uma pena se ele deixasse a F1 num futuro próximo, porque ele segurou tudo por muito tempo. Se os times começarem a se intrometer nas decisões vai parecer política, e sabemos que isso não funciona. Quem se importa com os escândalos? Sempre onde há muito dinheiro haverá pessoas que não estarão felizes. É natural. Ninguém pode dizer que a Fórmula 1 não é o maior esporte do mundo. Então aceitamos os escândalos. Não são nem ruins, não foram ruins para as equipes, para os pilotos ou para os fãs, então por que reclamar?


Grid pequeno na Austrália

Eu não gosto de grids pequenos. Acho que muito tem que ser feito com esse novo motor. É muito caro, e muitas equipes não estão tentando ser um time de Fórmula 1, estão apenas tentando sobreviver na F1 para fazer dinheiro. Eles não deveriam ser parte da F1 de forma alguma. Se você olhar para trás, havia mais folclore. Times vinham para uma corrida, corriam com apenas um carro... Era engraçado, eles eram lentos, mas tornavam o grid maior. Isso não existe mais, porque as equipes têm que ter dois carros, ambos têm que ter os mesmos patrocinadores, é muito restritivo.


Desempenho de Felipe Massa

Felipe Massa
A ida para a Williams foi boa para ele. Parece que, quanto menor o time, melhor ele é. Ele realmente teve um período difícil na Ferrari, principalmente depois do acidente dele. Mas quando ele foi para um time em que precisava se esforçar mais, ele parece ter uma performance muito melhor. Ele tem muita experiência e está sendo melhor que Bottas. Todo mundo fala que Bottas é o futuro, mas Felipe está sendo melhor do que ele.

Declaração de Barrichello sobre ter um dos títulos de Schumacher
Michael Schumacher e Rubens Barrichello nos tempos de Ferrari
Não se pode dizer algo assim. Quando ele assinou o contrato dele com a Ferrari ele sabia onde estava se metendo. Você não pode reclamar depois. Qualquer um que fosse companheiro de equipe de Schumacher saberia que estava ali para ajudar Schumacher, é isso. Uma escolha poderia ter sido não assinar esse contrato. Mas se você assinou, é assim.

Palpite para o título de 2014

Os pilotos de 2015
Estou apostando em Nico. Acredito que ele esteja mais faminto nesta temporada.


Rômulo Rodriguez Albarez - São Paulo/SP - ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário