terça-feira, 26 de novembro de 2013

F1 2013 - A histórica despedida de Mark Webber

Como todos sabem Mark Webber é um de meus pilotos favoritos, ele não é um multi-campeão ou uma lenda do esporte, mas ele vê a Fórmula 1 de um jeito mais humano, que respeita suas tradições, que é contra esse excesso de burocracia ao qual o capitalismo impôs a categoria, ou seja, um Fórmula 1 que não existe mais.
A despedida de um piloto que pode se orgulhar de sua carreira é sempre especial, eu estava em Interlagos na despedida de David Coulthard em 2008, o escocês que foi um piloto mais ou menos do mesmo calibre de Mark, correu com uma Red Bull personalizada, foi bem legal, porém ele não terminou corrida por problemas com o carro, e por coincidência, Webber era o companheiro de Coulthard.

Despedida foi algo que faltou para pilotos como Giancarlo Fisichella, Jarno Trulli, os italianos ainda tentavam vaga para o próximo ano e quando se deram conta, estavam desempregados.
Talvez uma despedida foi a única coisa que faltou para Rubens Barrichello, além do título claro.
Voltando a Mark Webber, o australianos fez de sua despedida algo especial, algo que se tornou a imagem do GP Brasil e com certeza uma das três imagens que mais marcaram no ano, ao tirar o capacete, na pista, voltando para os boxes, Webber mostrou e provou tudo que ele vem tentando mostrar e falar, foi algo épico, histórico e que representa muito mais do que simplesmente um piloto com a cara no rosto.

Mark Webber esfregou na cara dos que comandam a Fórmula 1 que o fator "show", "espetáculo", "o que o público quer e tem direito de ver" precisa voltar imediatamente para a Fórmula 1, a categoria está ficando chata, os pilotos são humanos, o público quer ver show, quer ver algo inesperado, quer ver zerinhos, piloto subindo na grade, o público quer contato com a Fórmula 1 e toda a emoção que ela é capaz de dar.

Abaixo a entrevista de Webber sobre sua despedida com direito a volta histórica e tombo no pódio:

“Não foi fácil separar o Hans do capacete, então eu passei metade da volta tentando tirar o Hans. Eu consegui, mas os carros são muito barulhentos quando se está sem capacete. Eu sei disso, estava realmente barulhento. Você pode ouvir muitas coisas que você não quer ouvir com o capacete, com certeza. Foi bom tirá-lo”, detalhou Webber.

“Neste esporte, nem sempre é fácil mostrar a pessoa que você é por trás do volante. Podemos fazer isso em um monte de esportes, mas na Fórmula 1, na qual sempre estamos de capacete. Foi bom pilotar sem ele. Você só é visto sem capacete no pódio se tiver um bom dia, e nós dois (Webber e Vettel) conseguimos. No fim, peguei um pouco de tráfego, então os comissários devem ter se preocupado um pouco que eu não consegui virar para a esquerda. Mas no fim das contas, foi tudo bem”, completou.

“Quero agradecer à equipe, eu realmente aproveitei as últimas voltas. Foi uma grande maneira de terminar. Quero agradecer a todos na Austrália – eu não estaria aqui se não fosse o apoio nos primeiros dias. Aproveitei muito toda minha carreira. Foi uma grande jornada, da qual eu estou orgulhoso, e há muitas pessoas que tiveram um papel fundamental na minha carreira. Elas sabem quem são. Obrigado se vocês estão assistindo. Aproveitem a Fórmula 1 no ano que vem com esses caras”, finalizou.

Mark Webber com certeza fará falta nessa Fórmula 1 cada vez mais distante de seu público.

Rômulo Rodriguez Albarez - São Paulo/SP - sono!

Nenhum comentário:

Postar um comentário