domingo, 23 de novembro de 2014

F1 2014 - GP de Abu Dhabi - A consagração de Lewis Hamilton e a agonia de Nico Rosberg



A pista de Abu Dhabi é sem graça, eu e o mundo não gosta dela. O lugar é lindo e o cenário futurista com a corrida começando com a luz do sol e terminando a noite é quase que surreal. Mas sou daqueles que preferes as pistas tradicionais, em meio a regiões co muita natureza, regiões afastadas das cidades e em meio a florestas, salvo exceções para as tradicionais provas de rua que já fazem parte das tradições da Fórmula 1.
O fator que torna a corrida mais atrativa certamente foi a decisão do título acontecer ali, em Abu Dhabi, o que torna a corrida mais atrativa.

Antes da corrida tudo passava pela cabeça, um acidente entre os dois, Hamilton em segundo com Rosberg liderando, Felipe Massa ou Valtteri Bottas em segundo com um Hamilton desesperado em terceiro ou até mesmo em quarto. Mas confesso que o que realmente aconteceu na largada não passou pela minha cabeça.
A largada
Nico Rosberg largou muito mal, a ponto de Lewis Hamilton sair e já na primeira curva abrir um espaço entre ele e Nico confortável para a primeira curva, que é apenas a 300 metros da linha da largada.
Largada esta que aconteceu de maneira tranquila, Valtteri Bottas da Williams que largou em terceiro consegui uma largada pior que a do Rosberg e caiu para oitavo, melhor para Felipe Massa que herdou a terceira posição e foi o único a andar próximo do ritmo das Mercedes.

A prova seguia tranquila quando Nico Rosberg, que estava em segundo aviso pelo rádio que tinha problema, o DSR não funcionava e sentia o carro com perda de potência, Felipe Massa que andava em terceiro, mais ou menos oito segundos atrás de Nico logo o alcançou e ultrapassou sem problemas.
Foi quando o brasileiro passou a andar mais rápido também que Lewis Hamilton, que foi para os boxes e voltou em segundo lugar. Massa dava pinta de que iria arriscar e tentar ir até o final, porém parou e voltou 10,8 segundos atrás restando dez voltas para o final.
Nico Rosberg
Foi a emoção que fechou com chave de ouro o ano de Felipe Massa, da Williams e da Fórmula 1.
Massa perseguiu bravamente Lewis Hamilton, no final o piloto da Mercedes venceu a apenas 2,5 segundos do brasileiro da Williams, Valtteri Bottas fechou o pódio 28 segundos atrás do vencedor e campeão do ano de 2014, Lewis Hamilton. Enquanto isso, a agonia de Nico Rosberg que lutava muito contra todos os seus problemas, fez com que o alemão terminasse a corrida na modesta, e honrosa 14ª posição. A Mercedes chegou pedir para Nico que abandonasse a corrida, mas o filho de Keke pediu honrosamente para que eles o permitissem terminar a corrida, e a equipe assim o fez.

Felipe Massa
Na volta de desaceleração Lewis parou e pegou uma bandeira de Grã-Bretanha lembrando o famoso gesto de Ayrton Senna, seu ídolo.
Antes do pódio, o vice-campeão Nico Rosberg em um bonito gesto foi até a sala dos pilotos e cumprimentou o adversário Lewis Hamilton.
No pódio muita emoção por parte de Lewis Hamilton e também da Williams, que pela primeira vez na temporada coloca seus dois pilotos no pódio garantindo assim, o merecido terceiro lugar no mundial de construtores, definitivamente a equipe de Sir Frank Williams volta a ser grande e termina em alta, assim como Felipe Massa, que teve em Abu Dhabi, certamente sua melhor desde o episódio de 2010, quando a Ferrari mandou ele ceder a liderança da corrida à Fernando Alonso.

Parabéns para Lewis Hamilton, que se igual a Mika Hakkinen, Graham Hill, Fernando Alonso, Alberto Ascari, Jim Clark e Emerson Fittipaldi com o segundo título mundial de Fórmula 1.

Classificação Final de Pilotos e Construtores


Antes da corrida










Imagens da comemoração do bicampeonato Lewis Hamilton







Rômulo Rodriguez Albarez - São Paulo/SP - ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário