segunda-feira, 7 de abril de 2014

F1 2014 - GP do Bahrein - Incrível!!!

Corrida ao meio-dia do domingo é coisa estranha, é coisa nova, mais ou menos como essa nova Fórmula 1, é coisa estranha, e coisa nova.

"Pelas barbas do profeta", que corrida. Pelo jeito Alá iluminou a mente dos chefões das equipes, mandaram pro além as ordens de equipes e deixaram as feras soltas, em duas corridas distintas com as duas Mercades andando livres e outra com o resto se atracando pelas curvas "barenitas". Tudo lindo.
Nico Rosberg largou na pole com Lewis Hamilton em segundo, Lewis pulou na frente com Nico em segundo e foram se "estapeando" livremente durante toda a corrida, sem nenhum velho chato chegar e mandar os dois se comportarem pelo rádio. A disputa foi limpa, intensa, de tirar o fôlego, emocionante e esportiva.
No fim deu Lewis Hamilton em primeiro com Rosberg em segundo, e o mais legal foi ver a reação dos dois ao saírem do carro, os amigos de infância brincaram e comemoraram juntos o show por eles oferecido ao mundo.
Classifico a disputa entre os dois com um pedaço de texto que escrevi ano passado: "...automobilismo puro, com disputas liberadas na famosa expressão, roda a roda, dividindo curvas e trocando borracha, no limite puro de espaço, onde quase se desafia a lei máxima do universo em que dois corpos não ocupam o mesmo lugar ou mesmo tempo
..."
A disputa roda a roda encheu os olhos de quem assistia a corrida, palmas à Mercedes, que não interferiu na disputa de seus pilotos.
A primeira corrida no Bahrein foi linda, vamos para a segunda.
Logo na largada Felipe Massa pulou de 7º para 3º, como de costume o brasileiro sempre larga muito bem. Felipe mais uma vez chegou a frente de seu companheiro Valtteri Bottas, e aos poucos vai construindo a hierarquia na Williams. Mas Felipe Massa precisa parar de reclamar de tudo tão escancaradamente, tudo parece ser caso de punir o adversário, ou culpa da equipe, no resto, Felipe fez uma corrida e tanto.
Largada perfeita de Massa e no fim prejudicado pela entrada do safety car.
Se lá na frente a corrida estava um espetáculo com as duas Mercedes brigando curva a curva, do terceiro colocado pra trás o que se via era mais intenso ainda, todos contra todos disputando cada espaço da pista, em uma corrida um tanto frenética e de se encher os olhos, fico imaginando os engenheiros falando com seus pilotos (cuidado, vai pra cima, fecha a porta, vai, recupera, afasta).
Sergio Perez, bela corrida e o 3º no final
Até que Pastor Maldonado com sua Lotus fez Esteban Gutiérrez de Sauber voar, o toque desastroso de Pastor fez o mexicano capotar e para em pé. O piloto meio atordoado com a pancada e sem saber quem o acertou demorou longos segundos para sair do carro, gerando até mesmo um momento de certa preocupação na pista.
Alguém devia prender Pastor Maldonado.
O safety car entrou, o que foi muito ruim para as Williams, que com pneus mais novo acabaram perdendo a chance de passar quem vinha na frente com pneus mais usados. Seria ruim também para Lewis Hamilton que com pneus duros, tinha distância suficiente para Rosberg que vinha com os rápidos pneus macios, mas o final dessa história já foi contado, o inglês segurou o alemão mesmo com os compostos de borracha mais lentos, beautiful!!!
Após o safety car a corrida voltou na mesma intensidade, Daniel Ricciardo superou Sebastian Vettel que deve estar com saudade de Mark Webber (eu também estou), Jenson Button ficou praticamente sem pneus e perdeu várias posições, e a Ferrari é o assunto do próximo parágrafo.
As Ferraris estão ""andando pra trás"
A Ferrari está em séria crise, Luca de Montezemolo deve estar fritando cabeças nesse momento, o italiano foi embora do Bahrein no meio da corrida, Kimi Raikkonen coitado, todo mundo passava ele e ainda conseguiu terminar em 10º. Mas a imagem que ficou pra mim, e que mostra bem a situação que vive a Ferrari é um Fernando Alonso comemorando efusivamente um nono lugar, em que ponto chegou a Ferrari, será que Don Alonso comemorou ter terminado novamente na frente de Kimi? Ou a comemoração foi para escancarar o momento ferrarista? Um pedido de socorro? E u acho sinceramente que a paciência do senhor Montezemolo acabou, mas na Fórmula 1, dois um três chiliques não resolvem nada.
A última de Pastor Maldonado
As Force India terminaram em 3º com Sergio Perez e em 5º com Nico Hulkenberg, devagar vai mostrando ter mais carro que a Williams e está em segundo na classificação geral dos construtores.
O que se viu no Bahrein foi automobilismo em estado puro, com todos duelando de forma limpa, honesta e esportiva, foi a melhor corrida dos últimos anos com certeza.

Confira o resultado final do GP do Bahrein:


1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1h38m42s743

2) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) +1s085
3) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) +24s067
4) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) +24s489
5) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) +28s654
6) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) +29s879
7) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) +31s200
8) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) +31s800
9) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) +32s500
10) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) +33s400
11) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) +41s300
12) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) +43s100
13) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) +59s900
14) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) +1m02s800
15) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) +1m27s900
16) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) +1 Volta
17) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) +2 Voltas

Não completaram:



Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) 40 Voltas
Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 39 Voltas
Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) 33 Voltas
Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) 18 Voltas
Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) 17 Voltas

Melhor volta: Nico Rosberg (ALE / Mercedes) - 1m37s020 na volta 49

O que os grandes acharam do GP do Bahrein:

"Esta corrida brilhante me fez mais feliz do que qualquer outra coisa. É um grande resultado para a Mercedes e para o time. Mais do que isso, é um grande resultado para a Fórmula 1, já que havia tanta negatividade em torno desta nova era – criada por alguns dos nossos rivais – colocando em dúvida a natureza das mudanças. Creio que este show foi uma ótima prova de que podemos avançar tecnologicamente e, ao mesmo tempo, manter o espírito de corrida. Esta foi provavelmente a melhor corrida que vi na última década, em termos de disputa roda a roda".  – afirmou o diretor técnico da Mercedes, Paddy Lowe.

"Sempre teremos de esperar algumas provas para ver como a nova Fórmula se mostrará. Vimos uma prova incrível no Bahrein, tendo assistido a dois extremos em duas semanas. As coisas começarão a se nivelar. Mas creio que a questão chave desta corrida é que os rapazes puderam disputar posições, com os pneus sendo um grande elemento na estratégia. Creio que possamos melhorar o barulho que, para mim, é a única coisa que falta. Fora isso, os carros estão bem legais de assistir. E a corrida entre os diferentes times foi muito interessante". – ponderou Christian Horner da Red Bull.

"Que bela resposta, não, aos críticos das novas regras? Não acredito que os torcedores nas arquibancas estejam reclamando hoje do barulho dos carros". - Monisha Kaltenborn, diretora da Sauber.

"O que vimos aqui é uma prova de que o regulamento está correto e não devemos mexer em nada... Depois de duas provas, apenas, já imaginaram que tudo estava errado. Não é assim. Assistimos a um grande espetáculo". - Niki Lauda.

"Vimos tantas ultrapassagens hoje porque havia pilotos com pneus em diferentes estágios de degradação, além da entrada do safety car e sua saída a dez voltas do fim". - Helmut Marko, consultor da Red Bull.

"Não creio que se relacione aos pneus mais ou menos desgastados." O estranho nessas opiniões sobre o traçado barenita é que ele sempre se caracterizou por não facilitar as ultrapassagens". - diretor geral da Lotus, o argentino Federico Gastaldi.

"Acho que hoje a F1 fez muita gente feliz, apresentamos lutas de toda natureza, e essencialmente limpas, foi grandioso para o esporte". Nico Rosberg, segundo colocado no GP do Bahrein.

Rômulo Rodriguez Albarez - São Paulo/SP - #forçaMichael

Nenhum comentário:

Postar um comentário