terça-feira, 25 de março de 2014

F1 1984 - Há 30 anos, Ayrton Senna estreava. E com a palavra, Johnny Cecotto...

Ayrton Senna em 1984, exatos 30 anos atrás
Há 30 anos exatamente, no dia 25 de março de 1984, estreava na Fórmula 1 a bordo de um humilde Toleman-Hart no GP do Brasil em Jacarepaguá, Ayrton Senna, então com 24 anos e com status de revelação após títulos nas categorias inferiores.
O primeiro companheiro de Senna na Fórmula 1 foi o venezuelano Johnny Cecotto de 28 anos, primeiro sul-americano campeão mundial de Motovelocidade.
Segundo o venezuelano, Ayrton já chegou na Toleman com contrato de primeiro piloto, mesmo Cecotto estando em seu segundo ano na categoria. Segundo ele, a relação com Senna foi se esfriando durante o ano sem ele saber ao certo porque:


"A princípio a relação era boa, próxima, andávamos juntos. Depois, testamos o mesmo carro uma vez, em Donington, e eu fui um pouco mais rápido. Ele não ficou contente e, mesmo sendo o primeiro piloto, a partir deste dia a relação ficou mais difícil", afirma Cecotto ao UOL Esporte.

Johnny Cecotto e Ayrton Senna
Segundo o venezuelano, Senna contava sempre com equipamento atualizado, enquanto ele ficava com as peças antigas. Johnny até ri ao lembrar da dedicação de Ayrton em ter o melhor equipamento:

"Ele queria todas as melhores condições para ele [risos]. Ele tinha o motor novo, do ano, com injeção eletrônica – a minha era mecânica, do ano anterior. Ele fazia todos os testes, eu nunca testava. Havia diferença de potência e velocidade, que eram menores no meu carro. Tudo girava em torno dele. Era sua forma de ser, queria a equipe para ele. Mas creio que, para um piloto que quer ser campeão, é [um comportamento] bastante normal."

Enquanto Ayrton Senna terminou o ano com três pódios e treze pontos, Cecotto terminou apenas duas provas, e ambas fora dos pontos.
Nos treinos para o GP da Inglaterra, em Brands Hatch, Johnny Cecotto sofreu um acidente e quebrou as pernas, ali encerrava sua curta carreira na Fórmula 1 e nunca mais teve contato com o brasileiro.

"Não me visitou, não mandou mensagem. Eu creio que meu acidente o impressionou um pouco e não entendo... pelo menos uma saudação ele poderia ter enviado. Mas não importa. Depois de alguns anos, ele declarou em uma entrevista que eu fui o companheiro mais difícil que ele enfrentou. Fiquei surpreso e senti isso como uma prova de respeito comigo. Pode ser que essa rivalidade tenha tornado ele mais distante."

Johnny Cecotto foi o primeiro companheiro de equipe de Ayrton Senna
Johnny Cecotto até hoje mantém uma relação de amizade com um outro brasileiro tricampeão de Fórmula 1, Nelson Piquet. Com quem venceu também ao lado do britânico Steve Soper as Mil Milhas Brasileiras em Interlagos, em 1997.

"Sempre tive uma boa amizade com Nelson, desde os tempos de F1", diz o venezuelano, que não quis fazer comparações entre os dois brasileiros.


Johnny Cecotto
Johnny Cecotto continua envolvido com automobilismo, agora ele trabalha em função da carreira do filho, Johnny Cecotto Jr., que está atualmente na GP2, categoria de acesso para a Fórmula 1. Ele diz que a falta de patrocínio (assim como no Brasil) dificulta a entrada do filho na Fórmula 1.

"A Venezuela enfrenta um momento difícil politicamente. Com Hugo Chávez havia maior apoio aos esportistas locais, mas agora estamos tendo grande dificuldade para obter apoio para o desenvolvimento da carreira na GP2", afirmou.


Apenas para registro:
A estréia de Ayrton Senna, que hoje completa 30 anos durou apenas oito voltas, o brasileiro teve um problema mecânico e precisou abandonar a corrida:

"Parece que o turbo quebrou. Eu não estou decepcionado. Quebrou, quebrou, fica para a próxima", disse Senna à TV Globo.

A estréia no Brasil durou apenas oito voltas

Fonte: Uol
Rômulo Rodriguez Albarez - São Paulo/SP - #PrayforMichael

Nenhum comentário:

Postar um comentário