sexta-feira, 25 de julho de 2014

F1 2009 - Cinco anos atrás, o acidente de Felipe Massa

Há cincos anos atrás, me lembro de estar assistindo ao treino classificatório para o GP da Hungria de 2009.
Era um ano um tanto especial, pois Rubens Barrichello que em 2008 havia quase se aposentado no final da temporada por não ter uma vaga para correr em 2009, conseguira de última hora uma vaga na Brawn, que nascia do fechamento da Honda.
Para a surpresa de todos, o carro de Ross Brawn que dava nome à equipe com seu sobrenome era muito melhor que todos os outros devido a um “buraco” no regulamento que só Ross havia percebido.
E Rubens Barrichello de quase aposentado voltava como um dos favoritos ao título, ao lado de seu companheiro Jenson Button. No final do ano, Jenson levou.
Enfim, era metade da temporada, Rubens lutava com todas as forças para alcançar Jenson na tabela de pontos, enquanto isso a Ferrari vinha lutando contra si mesma para melhorar seu carro, Felipe Massa e Kimi Raikkonen sofriam com uma fraca Ferrari que começou o ano lá atrás do pelotão. Mas vinha melhorando e os carros de Maranello chegaram com reais chances de vitória na Hungria, ainda mais Felipe Massa, que era o atual tricampeão do circuito, tendo vencido o mesmo nos anos de 2006, 2007 e 2008.
O treino estava rolando, passa o carro de Rubens Barrichello e logo em seguida a Ferrari de Felipe Massa está parada após a forte batida frontal. O tempo passa e Felipe Massa não sai do carro, não se mexe.
A equipe médica chega, depois de um tempo tira o piloto atordoado do carro, a imagem assusta, Felipe Massa com a parte da frente do capacete destruída, e o rosto severamente machucado acima do olho direito.
A peça que bateu na cabeça de Felipe Massa foi uma mola do carro de Rubens Barrichello, UTI, coma induzido, recuperação lenta, só volta em 2010, e as notícias percorriam no decorrer dos dias.
Cinco anos se passaram desde o dia do acidente, Felipe Massa está na ativa e tem o que falar.
Admitiu para jornalistas brasileiros que o acidente o fez ter mais respeito pela vida, que essa foi a única mudança, e hoje, piloto da Williams, Felipe Massa fala com tranquilidade sobre o drama ocorrido a cinco GPs da Hungria atrás, e que tira apenas lições positivas da experiência.

“Eu não me lembro do acidente, mas tenho muito mais respeito à vida, sem dúvida nenhuma. Se a gente nunca acha que alguma coisa séria pode acontecer com a gente, na verdade, pode acontecer com qualquer um. Eu dou muito mais valor à vida”, disse no paddock de Hungaroring, neste fim de semana.

“E gosto muito desse país. Eu tenho muitos fãs aqui, que me esperam no hotel, no aeroporto e sempre ganho muita força das pessoas, um pouco por causa do acidente também”, completou.

Após o acidente, Felipe foi submetido a uma cirurgia para a retirada de fragmentos ósseos que haviam se espalhado, e a Ferrari emitiu esse comunicado:

“Ele estava consciente quando chegou ao hospital. Um exame médico revelou um corte na testa, uma lesão na parte esquerda do crânio e uma comoção cerebral. A operação foi um sucesso, e Felipe vai ficar agora em observação na UTI”.



Recuperado, Felipe Massa voltou para a Ferrari em 2010, tendo como companheiro o espanhol Fernando Alonso, e em 2014 se transferiu para a Williams.

Rômulo Rodriguez Albarez - São Paulo/SP - #forçaMassa

Nenhum comentário:

Postar um comentário