terça-feira, 5 de janeiro de 2016

F1 - E com a palavra, David Letterman


David Letterman é um famoso apresentador de talk show nos EUA, se aposentou em maio de 2015, e para esse que vos escreve, ele foi o melhor em sua área, adoro seus programas e de vez em quando puxo um ou outro na internet para assistir, além disso também é humorista e produtor de TV norte-americano.
David é natural de Indianápolis, tem uma equipe de Fórmula Indy, a Rahal Letterman Lanigan Racing e é amante nato do automobilismo.
David Letterman
Em uma entrevista no ano de 2012, David confessou seu piloto favorito de todos os tempos, Ayrton Senna.
Abaixo temos a tradução do que Letterman falou sobre Senna, foi traduzido pelo Pedro Henrique Marum, que tem um blog sobre automobilismo na parceria com o site Grande Prêmio. O trecho traduzido está entre 7:07 e 10:01 do vídeo, abaixo:

“É uma escolha sentimental e não sei se se sustenta. Um cara que eu acho que tinha ao menos uma chance, eu sei que ele testou na Indy apenas pela diversão, não era uma piloto da Indy, mas poderia ter sido um ótimo, é Ayrton Senna. Eu gostava do que ele fazia. Gostava do fato de ser um piloto talentoso e um fedelho atrevido e da ideia de que, se ele achasse que tinha sido tratado injustamente, ia descontar na pista.

Parece uma versão mais inocente do automobilismo do que temos agora. Eu gostava do que ele representava para as pessoas do mundo e do Brasil.

Minha esposa e eu o conhecemos quando eles estavam fazendo uma corrida da F1 em Phoenix. Conhecemos Ron Dennis e ele, nos levaram para dentro do motorhome. Ayrton, uma criança, muito doce, não parava de ajeitar o capacete. Eu fiquei tocado por isso.

Quando ele morreu, foi quase muito poético. Que o melhor, o mais amado, morresse fazendo o que ele fazia de melhor. Foi perfeito demais, aquele final. Parecia quase destinado.


É isso. Talvez não pelos motivos corretos, mas essas são as razões. Sempre admirei Jim Clark, Jackie Stewart. Caras como Bobby Rahal, ele sempre me lembrou Alain Prost, caras inteligentes que faziam o que era certo. Lembro um ano quando Bobby e Michael Andretti estavam na luta pelo campeonato, e Bobby não terminou a corrida, o que significou que Michael ia ganhar o campeonato. E a primeira coisa que Bobby fez quando chegou aos boxes foi ir à garagem ao lado da dele, que era do Michael, e cumprimentar os mecânicos. Pensei “esse é um cara”. Não posso tirá-lo da equação por isso.

Mas em termos do romantismo do automobilismo, do apelo emocional, do misticismo que embalou seu legado, tenho que dizer que é Senna.”



David Letterman
Pilotos citados por Letterman - Ayrton Senna, Bobby Rahal, Alain Prost, Jim Clark e Jackie Stewart
Rômulo Rodriguez Albarez - São Paulo/SP - ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário