quinta-feira, 8 de maio de 2014

E com a palavra, Alex Dias Ribeiro (parte 5) - Ayrton Senna foi para o céu?

Como sempre, gosto de colocar textos escrito pelo Alex Dias Ribeiro, suas experiências dentro e fora das pistas e suas palavras sábias embasadas na bíblia sempre são muito bem-vindas e muitas vezes esclarecedoras.

Ayrton Senna foi pro Céu?

Segunda-feira, depois da tragédia de Ímola em 1994, o telefone de Atletas de Cristo não parou de tocar o dia inteiro. Todo mundo queria saber se Ayrton foi para o Céu, ou não…


Action Man


Intrépido, impetuoso, corajoso, decidido, valente. Um dicionário só era pouco para definir ou descrever Senna atrás de um volante. Rápido como um raio, é mais fácil de entendê-lo! Andava sempre no limite do carro, da pista, dele mesmo e até acima de tudo, como se não houvesse limite algum! Assumia riscos que faziam Alain Prost arrepiar de medo de andar ao seu lado a 300 Km/h. Nigel Mansel o único maluco de peitar Ayrton em sete duelos roda a roda, empatou um e perdeu seis. Quando não purverizava seus adversários no cronômetro e na pista, resolvia a parada na marra ou no tapa.


O piloto


Técnico, habilidoso, preciso, rápido, auto-confiante, calculista, consistente, superdotado. Também não há dicionário que o qualifique. O Pelé das 4 rodas, é mais fácil de entender.Obcecado pela vitória, pela pole-position e pela quebra de todos os recordes, Ayrton era um mau perdedor. Segundo lugar, para ele sempre foi um péssimo resultado.Quando metia o bico de seu carro por dentro de alguém numa curva, Ayrton passava pelo lado ou por cima, se fosse preciso. Abusar da sorte não era problema nenhum para ele.


O homem


Ao contrário do super-herói ao volante, Ayrton era um homem tímido, introvertido, calado e triste no olhar. Muito sensível, ele era extremamente vulnerável às criticas, aos desapontamentos e amarguras que a vida impõe aos simples mortais. Para ele Prost, Piquet e Mansel eram mais que adversários, eram inimigos odiosos. A enorme diferença entre a estatura do mito e do homem levava Ayrton e sua família a construírem muros de proteção para sua vida íntima. Mas o muro funcionava para os dois lados, e o homem vivia muito solitário porque todos queriam saber apenas do mito. Seu encontro com Cristo foi o grande plus de sua vida. Mas a experiência com os cristãos que viviam atrás dele pedindo coisas que iam de um autografo até dinheiro, passando por algumas propostas de casamento, o deixavam confuso e aborrecido. Generoso por natureza, Senna era um homem caridoso que ajudava muita gente, entidades assistenciais e até igrejas.

A corrida da fé

Em 1988, já era reconhecidamente o melhor piloto do mundo, mas as coisas não andavam dando muito certo para ele na F1. Incomodada com a maré de azar, sua irmã, levou a missionária Neuza Itioka para orar por ele. Neuza diagnosticou a presença de uma grande força maligna atuando na vida de Ayrton e orou por libertação em nome de Jesus. Impressionado com o milagre da série de vitórias que seguiram essa oração, ele voltou querendo saber mais sobre este Deus tão poderoso. Neuza apresentou-lhe Jesus, como único caminho para se chegar a Deus. Falou do plano da salvação e fez o convite para que Ayrton Senna da Silva recebesse a Cristo, como seu único e suficiente salvador. Ele topou na hora. Foi uma decisão muito consciente e sincera.Durante um ano procuramos manter sigilo absoluto, tentando dar a Senna a chance de crescer espiritualmente antes de ser confrontado pelo mundo da F1. Mas ele mesmo começou a sentir dentro de si um desejo enorme de falar das coisas lindas que sentia em seu coração em lua-de-mel espiritual. No GP de Portugal de 1989, ele abriu a boca na coletiva de imprensa e falou quase meia hora sobre seu relacionamento com Deus. Foi uma bomba que repercutiu no mundo inteiro! Daí em diante ele nunca mais teve sossego sobre o assunto. Imprensa, adversários, dirigentes, torcedores, cristãos, ateus e agnósticos passaram a cobrar de Ayrton o estilo de vida de um santo. Mas ele era apenas um bebê espiritual. Uma reportagem infeliz e a pressão do pai, afastou Neuza e outros irmãos que poderiam ter tido uma influência positiva no seu crescimento espiritual. Sem discipulado e disciplina, ele teve uma vida cristã errática entregue à sua própria percepção do Altíssimo. Ninguém se atrevia a confrontá-lo honestamente quando pisava na bola, por medo de perder o freguês. Sem uma boa orientação bíblica, Ayrton continuou levando a vida centrada em si mesmo, ao invés de centrá-la em Deus.Decepcionado com a religião, saiu em busca da autossatisfação nas coisas do mundo. Mas o que ele buscava, o mundo não podia oferecer. E assim foi tornando-se insatisfeito ao ponto de subir ao pódio depois de grandes vitórias e não expressar um mínimo sorriso no rosto.

Brincando com a morte

Ayrton nunca escondeu que tinha medo da morte e da dor. Mas, sabia conviver muito bem com o perigo e o medo. Como um menino travesso que se diverte cutucando a onça com vara curta, ele adorava viver perigosamente.Na verdade, a idéia do perigo o fascinava ao ponto de levar a vida no fio da navalha... Até que a morte o ceifou na curva mais veloz do mundo.Morreu em grande estilo. Morreu fazendo o que gostava. Morreu no primeiro lugar, andando na frente de todo mundo.Daqui pra frente, nem Schumacher que vinha logo atrás, nem ninguém mais neste planeta, conseguirá ultrapassá-lo nas pistas.
Ayrton Senna e Alex Dias Ribeiro em corrida comemorativa de kart
Morre o homem fica o mito.

Foi o maior funeral da história do Brasil! O mito vira herói nacional e internacional. Seu nome vai para o livro dos recordes. O mito entra para a história. Morre o mito fica o homem?Daqui há cem anos, o mito já era. E o homem?
Cristo entregou Sua vida na cruz para salvar pecadores. A eternidade não tem lugar para mitos. Ayrton foi para o céu? Todos se perguntam... Mesmo não vivendo como manda o figurino cristão, Ayrton tomou em vida a decisão de receber a Cristo como seu salvador. Depois da morte segue-se o juízo (Hb.9:27). O juiz é Deus e sua justiça é Cristo morrendo por nossos pecados. Juntando essas premissas ao incondicional amor de Deus por pecadores perdoados; eu creio que Ayrton Senna da Silva vai pro Céu...

Alex Dias Ribeiro

Rômulo Rodriguez Albarez - SãoPaulo/SP - #RIPJairRodrigues Nosso Ray Charles...

5 comentários:

  1. Walter Zulin Junior15 de maio de 2014 às 17:52

    Excelente ponto de vista

    ResponderExcluir
  2. É uma pena que tenha ido embora cedo demais,pois é de milhoes de pessoas como AIRTON SENNA que o mundo esta preçisando,e não de um bando de pessoas que estão sempre na IGREJA mas nunca jazendo algo para ajudar quem reamente preçisa.

    ResponderExcluir
  3. É uma pena que tenha ido embora cedo demais,pois é de milhoes de pessoas como AIRTON SENNA que o mundo esta preçisando,e não de um bando de pessoas que estão sempre na IGREJA mas nunca jazendo algo para ajudar quem reamente preçisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, de nada adianta ficar entre 4 paredes fingindo ser santo, se não seguirmos o exemplo de Cristo e viver pelo próximo.

      Excluir