sábado, 21 de setembro de 2013

F1 - Rush - "Queria que James estivesse aqui, ele teria adorado..." Niki Lauda

Niki Lauda e James hunt em 1976
Depois de muito esperar finalmente o filme "Rush" saiu nos cinemas, já assisti e devo dizer que adorei, ótimo pra quem ama a Fórmula 1 e suas histórias e muito bom pra quem gosto de um excelente filme.
O filme conta a história do disputadíssimo campeonato de 1976, travado ponto a ponto por Niki Lauda e James Hunt. Pra você que ama e conhece Fórmula 1 já sabe que James Hunt levou o título no final da temporada, por vários fatores dentro e fora das pistas, mas isso não vem ao caso.
O caso é, o filme teve um sabor diferente para uma pessoa no planeta, o austríaco Niki Lauda revive ao ver o filme um ano muito importante em sua carreira e sua vida, e com toda a certeza, o ano em que ele nasceu de novo.
Em uma entrevista ao jornal britânico "Telegraph", Lauda falou um pouco sobre seu rival que já não se encontra entre nós, o tricampeão lamentou o fato de James Hunt não poder estar aqui para assistir ao filme:
“A coisa triste é que ele não está aqui agora. Queria que pudesse ver o filme porque sei que ele teria adorado”, afirmou Niki.
Niki Lauda
Falou também sobre as qualidades de James, sobre o respeito que ambos um com o outro andando a 300 Km/h:“Existem bons pilotos, os maus e também os realmente talentosos que são difíceis de serem superados, e James Hunt era um deles. Nós respeitávamos um ao outro muito porque antigamente, correr 300 km/h lado a lado fazendo uma curva, caso alguém cometesse um erro, os dois poderiam morrer. Hunt era alguém que você podia confiar”, afirmou o tricampeão.Falou de forma irreverente sobre o ator Daniel Bruhl que interpretou Lauda no filme:“Tive que perguntar para minha esposa quem era Daniel Bruhl, para ser honesto. Ela me disse, e então eu o conheci e gostei dele logo no início. Ele disse que era muito difícil me interpretar porque eu ainda estava vivo e as pessoas me conhecem da televisão e conhecem minha linguagem corporal”, disse.
Niki Lauda (Daniel Bruhl) e Niki Lauda
Niki Lauda participou de forma efetiva das filmagens, o ex-piloto foi quem bateu o martelo na escolha de Daniel e ainda ajudou o ator a entrar no mundo da Fórmula 1:
Daniel Bruhl e Niki Lauda no GP Brasil de 2012
“Passei muito tempo em Viena com ele e então voei com ele para o GP do Brasil para lhe mostrar uma corrida de F1, porque ele tinha pouco conhecimento disso. Creio que ele fez um ótimo trabalho, porque a primeira vez que assisti ao filme, pensei: caramba, esse sou eu mesmo”, terminou.Fatos curiosos e até engraçados aconteceram durante as gravações, Niki ligou para Daniel Bruhl e lhe deu uma "bronca" sobre um detalhe, a aliança de casamento:“Um dia recebi um telefonema dele a reclamar. Dizia que nunca tinha usado aliança de casamento enquanto corria. Estava atento a todos os detalhes”E não parou por aí, o ranzinza Niki Lauda, em uma entrevista deu a seguinte declaração sobre uma pergunta que os "idiotas" dos roteiristas fizeram sobre como colocar as luvas e o capacete:
James Hunt (Chris Hemsworth) e James Hunt
"Durante a elaboração do roteiro, perguntaram-me se eu colocava o capacete ou as luvas primeiro. Tive de explicar àqueles idiotas que é muito mais fácil colocar o capacete primeiro!”
O ator afirmou em entrevista que seria um grande desafio interpretar alguém que esteja vivo, ainda mais sendo alguém como Niki Lauda:
"Foi uma experiência muito interessante, interpretar Niki Lauda, porque foi a primeira vez que eu interpretei alguém famoso e que estava vivo. Então, por um lado, eu senti essa pressão, um peso, para interpretar um ícone, uma lenda viva no meu país. Por outro lado... depois de conhecê-lo e ter uma boa relação com ele, eu percebi o quanto isso ajuda, porque não tem como conseguir informações melhores para criar o personagem do que a própria pessoa, então foi muito crucial para mim manter contato com Niki e ter uma boa relação com ele. Claro que antes eu não sabia se isso ia acontecer. Eu simplesmente esperava que acontecesse, mas funcionou e é um grande alívio. Porque ele não é nem um pouco diplomático e ele teria me falado se a atuação ficasse uma merda."

O irreverente James Hunt "invade" a Ferrari de Niki Lauda
Para se ter uma noção, Daniel decreve Lauda e conta como foi o primeiro contato com o ex-piloto por telefone:"É a forma que Niki fala, a forma que as frases eram escritas. A forma ritmada. O que ele diz e a forma que ele diz. Eu fiquei surpreso como uma pessoa pode ser tão direta. Às vezes... Depois de ler o roteiro, eu pensei: "Tudo bem, isso pode estar um pouco exagerado." Mas quando eu falei pela primeira vez com ele no telefone, eu pensei: "Não, isso é verdade." Ele disse: "Sim, é Niki, eu acho que temos que nos conhecer agora." E eu disse: "Sim, isso seria ótimo." E ele disse: "Traga uma mala de mão para Viena, se não gostarmos um do outro, você pode ir embora na hora."Já o ator Chris Hemsworth, famoso pelo filme "Thor" fala sobre a responsabilidade e emoção de interpretar James Hunt:
"Havia uma pressão com esse personagem, porque era um ser humano que muitas pessoas amavam e admiravam e era um ícone da Fórmula 1. E você quer fazer justiça a isso, pela sua memória, com todo o respeito que ele merece e ele merece. Mas havia muitos recursos lá, informações para assimilar, pessoas para conversar e aconselhá-lo. Eu não sei, tudo tem o seu desafio. Você quer ser verdadeiro. Mesmo interpretando outra pessoa, você quer ter a sua versão dela. Você pega toda essa informação e conhecimento, mas depois você tem que esquecer e fazer a sua versão dele."

Para alívio de todos, Niki Lauda adorou o filme
Para alívio de todos e principalmente dos dois pilotos, Niki Lauda adorou o filme.
Obs.: Hunt morreu em 15 de junho de 1993 com 45 anos de idade, de ataque cardíaco em sua casa em Wimbledon, poucas horas depois de propor casamento com Helen Dyson.

James Simon Wallis Hunt - 1947 - 1993
Rômulo Rodriguez Albarez - São Paulo/SP - Salve James Hunt


Nenhum comentário:

Postar um comentário