quarta-feira, 29 de maio de 2013

F1/Indy 2013 - GP de Mônaco e 500 milhas de Indianápolis / O estúpido e falso patriotismo brasileiro


E se foi um dos meus fins de semana favoritos, GP de Mônaco e 500 milhas de Indianápolis.
Vamos para a Indy. Venceu Tony Kanaan, enfim em Indianápolis, enfim nas 500 milhas, enfim.
Tony mereceu, afirmo que no grid da Indy atualmente, é um dos que mais merece, não por ser brasileiro, mas pela luta ano a ano, pela persistência, pela luta, fé, humildade, por sua história, por estar em uma equipe mediana trabalhando duro, o guerreiro venceu.
As dificuldades que enfrentadas por Tony nos últimos anos são prova do merecimento do baiano.
Colocará seu rosto em um dos troféus mais cobiçados do automobilismo mundial, quem sabe o mais, em um lugar de honra, próximo ao seu amigo Dan Wheldon, vencedor da edição de 2011, morto em outubro do mesmo ano.
Como ele mesmo disse: “Já está na hora de colocar minha cara feia naquele troféu”.

Tony Kanaan, Bia Figueiredo e Hélio Castroneves
E é aí que queria chegar, a vitória é dele, o merecimento é dele, e não de uma estúpida nação que só vive de vitória, de oba oba, não é sua “patriota do pau oco”.
Ouvi muitos dizendo que é uma vitória da nação, discordo.
Essa é a mesma nação que não incentiva, não apoia, não dá valor e aliás só dá uma coisa, as costas. O automobilismo brasileiro está jogado as traças e quem está no poder do mesmo não faz nada pra mudar, muito pelo contrário, usam o automobilismo como seu cofre particular. Onde já se viu as duas principais categorias do país serem a Stock Car e a Fórmula Truck, não se tem futuro além delas, o Brasil precisa de campeonatos respeitáveis de monopostos, investimentos nos autódromos. Interlagos é o exemplo, está a beira de perder a F1 se não se modernizar, e ninguém faz nada pra mudar.

Resumindo, o Brasil em poucos anos não terá mais ninguém na Fórmula 1 e nem na Fórmula Indy, se ilude no presente, achando que Felipe Massa, Hélio Castroneves, Tony Kanaan e Bia Figueiredo durarão para sempre, alias, alguém conhece a Bia? Aposto que quando ela vencer, se vencer, será eleita rainha do Brasil nas pistas, será aclamada, ganhará medalhas de honra, será idolatrada, ganhará duas ou três estátuas pelo Brasil, e isso tudo nas duas semanas após sua vitória, por que depois disso volta para o corredor dos esquecidos do automobilismo, esse sim são lembrados, pois, qualquer um abaixo do nível de Ayrton Senna não serve.
Nosso maior exemplo é Rubens Barrichello, brilhante carreira na Fórmula 1, onze vitórias, dois vices campeonatos e anos correndo em alto nível, não é a toa que é o ser humano que mais correu de Fórmula 1 desde o Éden. E mesmo com esse magnífico currículo, totalmente respeitado lá fora, é motivo de piada e chacota pelos arredores do país, simplesmente pelo simples fato de não ser melhor que o Ayrton.

De Senna pra cá, o Brasil criou melhores pilotos que países como a França de Alain Prost, a Itália do longínquo Giuseppe Farina e nem assim esses países deixaram de apoiar seus pilotos.
O brasileiro é estúpido quando se trata de qualquer esporte, até mesmo com o futebol. Segundo a RGT e as propagandas da TV, somos o povo mais patriota do mundo quando o assunto é copa do mundo, e os outros quatro anos? E o Guga, onde está? O vôlei? O basquete? E o Rubinho, que a cada vitória nosso “querido” narrador e toda a “nação gritava “agora vai”, onde está? E o Felipe Massa, quase, mais quase mesmo campeão em 2008?

O melhor a fazer é investir no esporte, não só no automobilismo, mas em esportes além do futebol, esportes baratos e de fácil inclusão, assim teremos menos bandidos e mais Tony Kanaan's andando por aí.
O Brasil precisa aprender e aceitar que Ayrton Senna morreu, e que já faz tempo, e que dificilmente alguém irá se aproximar do que ele representou nesse país sem memória.

05/05/1994 - O funeral de Ayrton Senna

Enquanto isso no Grande Prêmio de Mônaco...

- Vence Nico Rosberg, com uma tática lenta porém inteligente, o alemão filho do finlandês Keke Rosberg vence no principado e repete o feito de seu pai 30 anos depois;

1983 - Keke Rosberg vence em Mônaco / 2013 - Nico Rosberg vence em Mônaco / à direita: Keke passeando com o jovem Nico
- E para quem pensou que Nico fosse tomar um baile do Hamilton (inclusve eu), está ai o resultado, até agora Nico e quem vem dando as cartas;
- Felipe Massa teve um fim de semana para esquecer, dois acidentes idênticos no final da "reta" dos boxes marcaram a passagem do brasuka em Mônaco;
- Sergio Perez vinham fazendo uma prova arriscada, passando Jenson Button e Fernando Alonso, até se afobar e acabar com a corrida de Kimi Raikkonen, o homem de gelo derreteu e disse que o mexicano merecia um soco na cara, mas, cão que late não morde e ficou tudo por isso mesmo. Continue assim Perez, que até o fim do ano você terá mais inimigos que o Michael Schumacher fez em toda a sua carreira;
- Adrian Sutil fez uma prova arriscada porém sem erros e conquistou um ótimo quinto lugar;
- Fernando Alonso, apagado chegou em sétimo;
- Sebastian Vettel esta rumo ao tetra com o segundo lugar em Mônaco, seus rivais na briga pelo título, Raikkonen e Alonso chegaram em décimo e sétimo respectivamente;
- As equipes acusam a Mercedes de ter feito um teste secreto durante a semana, vamos esperar e ver o desenrolar da situação que promete esquentar o tapetão;
Mônaco 2013 - Felipe Massa em pose típica do fim de semana, no muro.
Rômulo Rodriguez Albarez - São Paulo/SP - Friaca meoooo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário