Sebastian Vettel e Mark Webber |
A Fórmula 1 nos proporciona aqueles momentos de tirar o
fôlego, as vezes esse momentos custam a aparecer, mas vez ou outra eles vem em
sequências impressionantes, mas falamos disso depois.
O segundo fim de semana do campeonato chegou na chuvosa Malásia, Sebastian Vettel largou na pole, seguido de Felipe Massa e Fernando Alonso em primeiro. (Não, não vou destacar o fato de Felipe ter deixado Fernando pra trás como faz impetuosamente a RGT).
O domingo começou com chuva na Malásia e a corrida iniciou com os pilotos utilizando os pneus intermediários.
Vettel larga e se mantém na pole, Alonso largou melhor de o Massa, porém na segunda curva da corrida o espanhol tocou na traseira do líder, como resultado quebrou o bico.
O segundo fim de semana do campeonato chegou na chuvosa Malásia, Sebastian Vettel largou na pole, seguido de Felipe Massa e Fernando Alonso em primeiro. (Não, não vou destacar o fato de Felipe ter deixado Fernando pra trás como faz impetuosamente a RGT).
O domingo começou com chuva na Malásia e a corrida iniciou com os pilotos utilizando os pneus intermediários.
Vettel larga e se mantém na pole, Alonso largou melhor de o Massa, porém na segunda curva da corrida o espanhol tocou na traseira do líder, como resultado quebrou o bico.
Fernando Alonso deixa seu 200º GP logo na segunda volta |
De maneira equivocada a Ferrari e Alonso passaram para a segunda volta e não
trocaram o bico e antes da primeira curva da segunda volta o carro do espanhol “engoliu”
o bico e saiu da corrida e lá se foi o GP de número 200 de Don Fernando Alonso.
A pista secou, muitas paradas nos boxes muitas brigas por posições a destacar Pérez / Raikkonen e Hulkenberg / Raikkonen.
A McLaren até ensaiou ter voltado as primeiras posições mas diversos problemas tiraram Jenson Button da corrida, enquanto o mexicano Sergio Pérez conquistou um nono lugar, algo realmente no nível do carro inglês.
E agora repetindo, a Fórmula 1 nos proporciona aqueles momentos de tirar o fôlego, as vezes esse momentos custam a aparecer, mas vez ou outra eles vem em sequências impressionantes.
Sou ferrarista, porém, discordo um pouco da politicagem imposta a seus pilotos na pista desde sempre, é preciso dar liberdade, afim de proporcionar o esporte, nesse caso, o automobilismo puro, com disputas liberadas na famosa expressão, roda a roda, dividindo curvas e trocando borracha, no limite puro de espaço, onde quase se desafia a lei máxima do universo em que dois corpos não ocupam o mesmo lugar ou mesmo tempo.
A pista secou, muitas paradas nos boxes muitas brigas por posições a destacar Pérez / Raikkonen e Hulkenberg / Raikkonen.
A McLaren até ensaiou ter voltado as primeiras posições mas diversos problemas tiraram Jenson Button da corrida, enquanto o mexicano Sergio Pérez conquistou um nono lugar, algo realmente no nível do carro inglês.
E agora repetindo, a Fórmula 1 nos proporciona aqueles momentos de tirar o fôlego, as vezes esse momentos custam a aparecer, mas vez ou outra eles vem em sequências impressionantes.
Sou ferrarista, porém, discordo um pouco da politicagem imposta a seus pilotos na pista desde sempre, é preciso dar liberdade, afim de proporcionar o esporte, nesse caso, o automobilismo puro, com disputas liberadas na famosa expressão, roda a roda, dividindo curvas e trocando borracha, no limite puro de espaço, onde quase se desafia a lei máxima do universo em que dois corpos não ocupam o mesmo lugar ou mesmo tempo.
Lewis Hamilton 3º e Nico Rosberg 4º |
E foi isso que vimos em uma ótima sequencia, brigas entre companheiros de equipe em uma combinação de encher os olhos, mais precisamente entre os dois carros da Red Bull (sim, Red Bull, não vejo problemas em falar o nome completo da equipe, não vai me matar dizer o nome de uma bebida energética, assim como pode matar a RGT) e os dois carros da Mercedes, coincidentemente os quatro primeiros da corrida.
A sequencia de curvas entre os agressivos Sebastian Vettel e Mark Webber lado a lado, mesmo após de Red Bull pedir a Vettel que não atacasse Webber, ambos alternando entre estar do lados direito e esquerdo da pista foi algo digno de Senna / Prost, claro, sem o mesmo peso histórico.
Largada |
Enquanto isso em uma disputa menos agressiva, mas sim se baseando nas retas
oposta e principal, Lewis Hamilton e Nico Rosberg se alternavam na terceira
posição da corrida. Disputa essa que se estendeu em uma discussão respeitável entre
Rosberg e o chefe Ross Brawn, Nico “aos prantos” dizendo que pode passar Lewis
mesmo depois de a disputa ter acabado e o chefe acalmando os ânimos do alemão
filho do campeão de 1982, Keke Rosberg.
Uma imagem muito interessante foi a reação de Adrian Newey da Red Bull levando as mãos a cabeça após a briga na pista de seus pilotos dentro da pista e na sequencia, em um gesto idêntico, Ross Brawn da Mercedes também pelo mesmo motivo.
O automobilismo é isso, tanto equipes quanto pilotos foram limpos, éticos e profissionais nos fatos. É triste ter que, nos dias de hoje escrever sobre o que é ser ético ou não, já se foi o tempo onde na escrita apenas apareceria a disputa em si.
Uma imagem muito interessante foi a reação de Adrian Newey da Red Bull levando as mãos a cabeça após a briga na pista de seus pilotos dentro da pista e na sequencia, em um gesto idêntico, Ross Brawn da Mercedes também pelo mesmo motivo.
O automobilismo é isso, tanto equipes quanto pilotos foram limpos, éticos e profissionais nos fatos. É triste ter que, nos dias de hoje escrever sobre o que é ser ético ou não, já se foi o tempo onde na escrita apenas apareceria a disputa em si.
Massa termina em quinto |
Hoje, da Malásia para o mundo, ganhou o automobilismo, ganhou o esporte, ganhou
a Fórmula 1, ganhou a história, e o mais importante, ganharam os fãs. Aprenda Ferrari!
Os “derrotados” nos duelos caseiros, Mark Webber da Red Bull e Nico Rosberg da Mercedes prometeram “vingança”, é esperar pra ver.
E no pódio, o clima era tenso, a expressão de Vettel e Newey foi o prenuncio do que estaria por vir, Mark Webber entra na sala, cumprimenta Lewis Hamilton e da as costas para Vettel, ambos não esboçaram um sorriso se quer e se iniciou uma curta discussão ao vivo que a RGT nos fez o favor de não calar a boca, ouvir e traduzir, mas está valendo, discussão essa que deve continuar em reunião fechada.
É boa, aceitável e digna a insatisfação de Webber e Rosberg, afinal, após perderem os duelos, se ficassem felizes e eu fosse o chefe, os demitiria na hora, tem quer ficar com “cara de bunda” mesmo, isso mostra vontade, garra, determinação e mostra que o cara está lá pra fazer o melhor. Aos vencedores, Vettel e Hamilton, parabéns, mas se cuidem, pois a cara feia de seus companheiros não é fome, é vontade de passar por cima de vocês.
De resto, Felipe Massa, após a péssima largada, fez um corrida até que boa e terminou em quinto lugar, chegando a 22 pontos no campeonato.
Os “derrotados” nos duelos caseiros, Mark Webber da Red Bull e Nico Rosberg da Mercedes prometeram “vingança”, é esperar pra ver.
E no pódio, o clima era tenso, a expressão de Vettel e Newey foi o prenuncio do que estaria por vir, Mark Webber entra na sala, cumprimenta Lewis Hamilton e da as costas para Vettel, ambos não esboçaram um sorriso se quer e se iniciou uma curta discussão ao vivo que a RGT nos fez o favor de não calar a boca, ouvir e traduzir, mas está valendo, discussão essa que deve continuar em reunião fechada.
É boa, aceitável e digna a insatisfação de Webber e Rosberg, afinal, após perderem os duelos, se ficassem felizes e eu fosse o chefe, os demitiria na hora, tem quer ficar com “cara de bunda” mesmo, isso mostra vontade, garra, determinação e mostra que o cara está lá pra fazer o melhor. Aos vencedores, Vettel e Hamilton, parabéns, mas se cuidem, pois a cara feia de seus companheiros não é fome, é vontade de passar por cima de vocês.
De resto, Felipe Massa, após a péssima largada, fez um corrida até que boa e terminou em quinto lugar, chegando a 22 pontos no campeonato.
No final, os ânimos na Red Bull ficaram exaltados |
Claro, sem se esquecer do momento mais hilário da corrida, no calor do momento, entrando nos boxes, Lewis Hamilton se esqueceu que mudou de equipe e parou nos boxes da antiga equipe, a McLaren, será que deu saudade?
Lewis Hamilton nos boxes da McLaren - O bom filho a casa torna? |
O resultado final da corrida foi:
1- Sebastian Vettel (ALE/RBR)
2- Mark Webber (AUS/RBR) - a 4s298
3- Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - a 12s1
4- Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 12s640
5- Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 25s6
6- Romain Grosjean (FRA/Lotus) - a 35s5
7- Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - a 48s4
8- Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) - a 53s0
9- Sergio Perez (MEX/McLaren) - a 72s3
10- Jean-Eric Vergne (FRA/STR) - a 87s1
11- Valtteri Bottas (FIN/Williams) - a 88s6
12- Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) - a 1 volta
13- Jules Bianchi (FRA/Marussia) - a 1 volta
14- Charles Pic (FRA/Caterham) - a 1 volta
15- Giedo van der Garde (HOL/Caterham) - a 1 volta
16- Max Chilton (ING/Marussia) - a 2 voltas
Não completaram:
17- Jenson Button (ING/McLaren)
18- Daniel Ricciardo (AUS/STR)
19- Pastor Maldonado (VEN/Williams)
20- Adrian Sutil (ALE/Force India)
21- Paul di Resta (ESC/Force India)
22- Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
Melhor volta: Sergio Perez (MEX/McLaren) - 1m39s199
2- Mark Webber (AUS/RBR) - a 4s298
3- Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - a 12s1
4- Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 12s640
5- Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 25s6
6- Romain Grosjean (FRA/Lotus) - a 35s5
7- Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - a 48s4
8- Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) - a 53s0
9- Sergio Perez (MEX/McLaren) - a 72s3
10- Jean-Eric Vergne (FRA/STR) - a 87s1
11- Valtteri Bottas (FIN/Williams) - a 88s6
12- Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) - a 1 volta
13- Jules Bianchi (FRA/Marussia) - a 1 volta
14- Charles Pic (FRA/Caterham) - a 1 volta
15- Giedo van der Garde (HOL/Caterham) - a 1 volta
16- Max Chilton (ING/Marussia) - a 2 voltas
Não completaram:
17- Jenson Button (ING/McLaren)
18- Daniel Ricciardo (AUS/STR)
19- Pastor Maldonado (VEN/Williams)
20- Adrian Sutil (ALE/Force India)
21- Paul di Resta (ESC/Force India)
22- Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
Melhor volta: Sergio Perez (MEX/McLaren) - 1m39s199
E o campeonato de pilotos ficou assim: 1. Sebastian Vettel 40 / 2. Kimi Raikkonen 31 / 3. Mark Webber 26 / 4. Lewis Hamilton 25 / 5. Felipe Massa 22 / 6. Fernando Alonso 18 / 7. Nico Rosberg 12 / 8. Romain Grosjean 9 / 9, Adrian Sutil 6 / 10. Paul di Resta 4 / 11. Nico Hulkenberg 4 / 12. Sergio Perez 2 / 13. Jenson Button 2 / 14. Jean/Eric Vergne 1 / 15. Valtteri Bottas 0 / 16. Esteban Gutierrez 0 / 17. Jules Bianchi 0 / 18. Charles Pic 0 / 19. Giedo van der Garde 0 / 20. Max Chilton 0 / 21. Daniel Ricciardo 0 / 22. Pastor Maldonado 0.
No de construtores: 1. Red Bull 66 / 2. Lotus 40 / 3. Ferrari 40 / 4. Mercedes 37 / 5. Force India 10 / 6. Sauber 4 / 7. McLaren 4 / 8. Toro Rosso 1 / 9. Williams 0 / 10. Marussia 0 / 11. Caterham 0.
NO BALADA, YES FÓRMULA 1 |
Daqui três semanas o GP da China, continuemos por enquanto a encarar a madrugada.
Rômulo Rodriguez Albarez - São Paulo/SP - Sanctus sanctus dominus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário