quarta-feira, 6 de março de 2013

F1 2013 - De tudo um pouco!

Sebastian Vettel é o homem a ser batido em 2013

O mundo não pára, a vida muda, e muda muito, começo a perceber que coisas que achava precisar, na verdade não eram tão essenciais assim, obrigado Deus, por tudo, pelo passado, pelo presente e pelo futuro que se apresenta muito bem. Muito trabalho e menos tempo pra escrever, o que de certa forma é bom, mas confessos ter perdido em minha mente bons textos e temas.
Enfim, vamos lá, a Fórmula 1 volta em menos de duas semanas e tenho muito a falar em pouco tempo.

Nico Rosberg terá um 2013 duro
Dança das cadeiras
A dança das cadeiras que começos lá no 3º trimestre de 2012 com a ida de Lewis Hamilton para a Mercedes e a renovação de Felipe Massa com a Ferrari terminou esse fim de semana, com a demissão de Luiz Razia e a contratação de Jules Bianchi para o fraco bólido da Marussia, a história todos sabem, um dos patrocinadores do brasileiro não pagou a conta e a equipe deu tchau para o baiano. A equipe fez certo, contrato não cumprido e ação tomada, porém, Razia por tudo que vem fazendo e o esforço que vem tendo, não merecia tal destino.
Das trocas de equipe, acho que a pior decisão foi a de Nico Hulkenberg, saiu da crescente Force Indian para se aventurar na Sauber, que vem de sua melhor temporada da história é verdade, mas ainda não é parâmetro de comparação, é esperar pra ver.
Sergio Perez terá muito a aprender em sua nova equipe
Dentre as novidades para 2013, temos Sergio Perez que corre agora pela McLaren e terá seu teste de fogo em 2013, o mexicano se firma ou não como grande piloto? Ou será um Jean Alesi da vida, eterna promessa.

Felipe Massa durante os teste da pré-temporada em Jerez

Testes da pré-temporada
Os testes desse ano, como os da maioria não disseram quase nada, é o famoso “esconder o jogo”.
Fazendo vista grossa, podemos colocar na briga a Red Bull, Ferrari, Lotus, Mercedes e quem sabe a McLaren. De resto, a Williams deve melhorar um pouco, bem pouco.

Perdoe-me a desatualização da foto, mas no lugar de Luiz Razia na Marussia está Jules Bianchi
Visual dos carros
O visual dos carros está melhorando, os horríveis bicos com degrau da temporada passada estão aos poucos dando adeus.
Na pintura, péssima escolha da Sauber, idêntica a pintura de 2010 da extinta Hispania, horrível, o mais feio do grid sem dúvida, enquanto os mais bonitos seguem sendo os carros da McLaren.
De resto nenhuma grande mudança nos visuais, a Red Bull agora com detalhes em roxo e a Ferrari ousando com as faixas brancas e pretas na parte inferior do carro, deixando o carro tricolor, será que o comendador Enzo Ferrari aprovaria?



Personagens foco
O ano de 2013 pode marcar o primeiro ano em que Fernando Alonso tem um carro realmente capaz de lutar de igual pra igual pelo título, e se isso se confirmar, o espanhol é o favorito destacado a levantar o caneco no fim do ano.
Vale a pena também ficar de olho em Felipe Massa, o brasileiro está renovado como não se via ha anos, vem andando muito bem desde metade do ano passado e em muitas vezes até melhor que Alonso.
Campeão desde 2010 Sebastian Vettel chega em 2013 sedento para alcançar o 4º título e se igualar a Alain Prost. Vettel tem a tranquilidade de quem ganha ha três anos, é jovem e tem muito tempo ainda pra quem sabe no futuro se tornar o piloto mais vitorioso da história da Fórmula 1.
É bom sempre prestar atenção em Jenson Button, desde seu inesperado título pela surpreendente Brawn em 2009, Button é um novo piloto, o mais constante e seguro do grid, sabe preservar o carro como poucos. O inglês tem agora a seu favor toda a estrutura da McLaren, não divide mais as atenções com Lewis Hamilton que foi se aventurar na Mercedes, tem apenas Sergio Perez, o mexicano ainda terá um tempo pra aprender e conseguir andar no nível de Button, ou seja, Button, dos pilotos das equipes grandes, é o que tem mais a equipe a seu favor.
Nico Rosberg terá uma temporada de decisão em sua carreira, agora terá Lewis Hamilton como companheiro, será hora de realmente mostrar serviço frente a Hamilton ou então iniciar seu declínio na carreira.


O Brasil da Fórmula 1
O Brasil terá pela primeira vez desde a longínqua temporada de 1978 apenas um piloto, na ocasião tínhamos apenas Emerson Fittipaldi correndo pela Copersucar.
Felipe Massa será o responsável por levar nossa bandeira em 2013 e enquanto isso, esperamos as nossas promessas chegarem, ou não.
Felipe Nars parece ser o piloto com a carreira mais sólida rumo a F1, parece ser apenas questão de tempo.
Luiz Razia chegou a F1 e após 23 dias foi demitido, o mesmo diz não desistir da F1, mas é importante se manter em atividade em 2013, já está difícil pra quem está correndo, imagine pra quem está parado conseguir alguma vaga.
Infelizmente Bruno Senna já parece ser considerado passado, um passado sem volta ara a Fórmula 1, assim como Lucas DiGrassi, apesar que o segundo ainda trabalha como test driver da Pirelli, fornecedora de pneus da Fórmula 1.
Como costumo dizer, é esperar pra ver! (e torcer por futuro melhor para o Brasil na Fórmula 1)

Rômulo Rodriguez Albarez – São Paulo/SP – livre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário