sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

F1 - 21.12.2012 - 13 curiosidades da Fórmula 1

A primeiro vitória de Rubens Barrichello

 
1) As duas corridas da história da F1 interrompidas por invasores de pista foram vencidas pelo mesmo piloto: Rubens Barrichello.
No GP da Alemanha de 2000, um funcionário da Mercedes entrou no velho traçado de Hockenheim e permitiu a primeira vitória do brasileiro. Já no GP da Inglaterra de 2003, o padre Cornelius Horan – o mesmo que atrapalhou Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona dos Jogos Olimpícos de Atenas em 2004 – resolveu protestar, foi contido e acabou vendo nova vitória de Rubens.
2) Toda corrida que Lewis Hamilton venceu em 2012, na seguinte ele abandonou.
As vitórias foram no GP do Canadá, GP da Hungria, GP da Itália e GP dos Estados Unidos. Ao passo que os abandonos aconteceram no GP da Europa, GP da Bélgica, GP de Cingapura e GP do Brasil. Curiosamente, nenhum desses incidentes foi culpa do piloto inglês. Ou foram falhas da própria McLaren, ou Lewis acabou acertado por outros pilotos.
3) Com giros limitados a 18 mil rpm, um motor de F1 consome cerca de 450 L de ar por segundo, sendo que a autonomia é de aproximadamente 1,4 km/L.
4) Kimi Räikkönen, sabidamente, foi o piloto mais consistente da temporada 2012 ao completar todas as voltas disputadas. Mas sabe quem ocupa o ‘pódio’ junto com ele? Daniel Ricciardo e Felipe Massa, na ordem.
5) Uma equipe de F1 gasta em média 200 mil L de gasolina por temporada, contando os poucos testes e os finais de semana de corridas.
6) A Pirelli não gasta apenas com pneus durante uma temporada: são 1.220 kg de macarrão e mais de 43 mil xícaras de café expresso.
7) O que tem em comum as duas corridas nas quais Michael Schumacher se aposentou? O pódio do GP do Brasil. Tanto em 2006 quanto em 2012, Jenson Button, Fernando Alonso e Felipe Massa receberam troféus e champanhes.
8) Corridas como as da Malásia, do Bahrein e até mesmo em Interlagos podem levar o piloto a perder mais de 3 kg, devidamente repostos com água, isotônico e os carboidratos das massas. Já os pneus perdem 0,5 kg com seu uso.
9) Calcula-se que 80 mil componentes fazem parte de um carro de F1.
10) Lewis Hamilton começou sua carreira protegido pela McLaren aos 13 anos, mas o primeiro contato com a equipe foi aos 10. Foi em 1995 que o inglês encontrou Ron Dennis na premiação da revista ‘Autosport’ e disse ao chefe de equipe: “Um dia, eu quero correr para você”. 2012 foi a última temporada do inglês no time prateado.
11) Nelson Piquet ganhou três títulos mundiais na carreira. Mas nenhum deles veio num domingo. A corrida de Las Vegas, de 1981, foi num sábado, assim como Kyalami, em 1983. No tricampeonato, em 1987, o brasileiro garantiu matematicamente a taça quando Nigel Mansell sofreu um forte acidente nos treinos livres de sexta-feira do GP do Japão.
12) Já percebeu que Jacques Villeneuve sempre aparece mais gordinho por onde passa? Não é que o piloto canadense esteja fora de forma. É que ele é alérgico ao material do qual o macacão é feito, o nomex, e por isso precisa usar o uniforme em tamanho maior para evitar contato com a pele.


 
13) A única vitória conquistada na F1 por um piloto que correu com o número 21 foi no GP da Argentina de 1972. O vencedor foi o escocês Jackie Stewart, da Tyrrell.


fonte: Grande Prêmio

Rômulo Rodriguez Albarez - São Paulo/SP - Aguardando o fim do mundo


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário