quarta-feira, 11 de abril de 2012

#Titanic 100 anos (4)



O último herói do Titanic - John Harper
Era 15 de Abril de 1912, quando o HMS Titanic se afundou nas águas geladas do Atlântico Norte levando consigo as vidas de 1517 pessoas. O maior navio transatlântico e o mais luxuoso da época desaparecia, lembrando ao mundo a nossa fragilidade enquanto seres humanos. Mas neste naufrágio existe mais do que uma tragédia histórica. Existe a história de um corajoso heroísmo e de uma fé inabalável.
John Harper estava a bordo do Titanic quando este partiu de Southampton, na Inglaterra. O Rev. Harper recebeu um convite para pregar na Igreja Moody em Chicago, nos Estados Unidos e em 11 de Abril de 1912, subiu para bordo do Titanic.
Algumas das pessoas mais abastadas do mundo estavam a bordo. Enquanto muitos dos passageiros tratavam de negócios, aquisições e desejos materiais, John Harper estava diligentemente a partilhar o amor de Cristo com outros.
Alguns sobreviventes recordam-se de verem Harper a viver como homem de fé, falando palavras bondosas e partilhando o amor de Cristo, nos dias que antecederam a tragédia.
Na véspera de 14 de Abril, enquanto os passageiros dançavam no salão de baile e tentavam a sua sorte nas mesas de jogo (de cartas), John Harper colocava a filha na cama e lia o seu devocional, como fazia todas as noites. Às 23h40 o Titanic embatia num iceberg. O navio “inafundável” estava condenado. Tenha sido por descrença ou desatenção, os passageiros continuaram a fazer o que estavam a fazer. Foi somente após a tripulação enviar vários foguetes de sinalização que os passageiros se aperceberam da gravidade da situação.
Tudo aconteceu muito rapidamente. Mas a reação de John Harper deixou um exemplo histórico de coragem e fé. Harper acordou a filha, levantou-a, enrolou-a num cobertor e depois levou ela para o convés. Ali, deu-lhe um beijo de despedida e entregou-a a um membro da tripulação, que a colocou no barco salva-vidas nº 11.
Harper sabia que nunca mais iria ver a filha. A sua filha iria ser órfã aos 6 anos de idade.
Depois Harper deu o seu colete salva-vidas a um passageiro, terminando assim com qualquer hipótese de sobrevivência.
Ele compreendia que havia algo mais importante do que sobreviver àquele terrível desastre. Ele compreendia que havia aqueles que não estavam preparados para enfrentar a eternidade.
Enquanto os gritos de terror e confusão continuavam, Harper focou-se no seu propósito dado por Deus.
Sobreviventes relatam que o viram no convés superior, de joelhos e rodeado de passageiros atemorizados, orando pela salvação destes.
O Titanic desaparecia sob o Atlântico Norte, deixando na superfície, não só uma nuvem de fumo e vapor mas tragicamente também mais de 1000 pessoas, incluindo Harper, a lutarem pelas suas vidas nas águas geladas. Ele conseguiu encontrar um pedaço de destroços flutuante ao qual se agarrou. Rapidamente nadava até junto de qualquer pessoa que conseguia encontrar, encorajando-a a colocar a sua fé em Jesus Cristo. Enquanto a morte forçava outros a confrontar a vã procura de satisfação que tinham sido as suas vidas, o objetivo de John Harper em ganhar pessoas para Jesus Cristo tornava-se mais vital.
Na água, John Harper movia-se o melhor que podia, falando ao maior número de pessoas que conseguia.
A sua pergunta era: “É salvo?” E se não eram salvos ou não entendiam a terminologia, então, o mais rápido que podia, ele explicava o Evangelho de Cristo.
Rapidamente John Harper sucumbiu ao mar gelado. Mas mesmo nos seus últimos momentos, este homem incansável de fé inextinguível continuou com o propósito da sua vida de ganhar as almas perdidas.
Uma pessoa recorda: “Sou um sobrevivente do Titanic. Fui uma das únicas seis pessoas, entre 1517, a serem tiradas da água gelada naquela noite fatídica.
O lamentar dos que morriam soava nos meus ouvidos, quando por mim passou um homem a flutuar que me perguntou: “A tua alma está salva? ”Depois ouvi-o a perguntar o mesmo a outros, enquanto ele e todos os outros à minha volta se afundavam nas águas. Ali, sozinho na noite, com 3700m de água por baixo de mim, clamei a Cristo para me salvar.
Eu sou o último convertido de John Harper.”

via Refrigério

Compilado “John Harper Titanic Story” de The Amsterdam 2000 Conf. of Preaching Evangelists.


Os restos do Titanic
Rômulo Rodriguez Albarez - São Paulo/SP - Um herói da Fé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário