Foram no Canadá as primeiras e únicas vitórias de Robert Kubica e Jean Alesi. Um ano antes, no mesmo Canadá, o mesmo Robert Kubica quase perdia sua vida em um acidente incrível.
No Canadá do lendário Gilles Villeneuve, um dos mais espetaculares que passou pela Fórmula 1, que venceu em sua terra natal em 1978, que morreu na Bélgica em 1982, um acidente estúpido e que o impediu de quinze anos mais tarde ver seu filho, Jacques Villeneuve se sagrar campeão mundial da categoria e alcançar tal feito que seu pai não conseguiu.
A corrida começou , Nico Rosberg largando da pole viu seu rival na disputa do título, Lewis Hamilton cair pra terceiro atrás de Vettel, voltas mais tarde Lewis passa por Sebastian e inicia uma longa perseguição a Nico.
A primeira parada de pits foi normal pra todos, menos mais uma para Felipe Massa que viu sua parada ter problemas, o brasileiro caiu para 13º mas não desanimou.
De repente uma notícia pelo rádio da Mercedes indicava que seus dois carros apresentavam problemas, o que deu início a uma perseguição desenfreada dos pilotos que vinham atrás, eram eles, Sergio Perez (Force India), Daniel Ricciardo (Red Bull), Sebastian Vettel (Red Bull). Nova rodada de pits stops e no fim Felipe Massa assume a ponta da corrida, isso mesmo, aquele mesmo dos 7 segundos da primeira parada.
A largada, com Rosberg, Vettel e Hamilton |
Faltavam mais de vinte voltas e certamente seus pneus de Massa não aguentariam, Felipe foi para os boxes e voltou em oitavo, a essa altura da corrida o TOP 9 era composto por Rosberg, Ricciardo, Perez, Vettel, Hulkenberg, Bottas, Alonso, Massa.
O brasileiro passou Alonso e depois de um erro de Bottas, conseguiu passar ele e o Hulkenberg na mesma volta, começou a virar baixo, fazendo a melhor volta da corrida, chegou no pelotão que brigava pela vitória.
A essa altura o australiano Daniel Ricciardo já tinha ultrapassado o cambaleado Nico Rosberg que vinha lutando bravamente com sua Mercedes para se segurar na segunda posição.
Após o acidente, Massa e Perez foram encaminhados ao hospital para fazer exames, tudo bem com os dois |
No final Daniel Ricciardo se mantinha em primeiro com Rosberg em segundo sem apresentar ameaça, na passagem para a última volta Sergio Perez com problemas de freios foi ultrapassado por Sebastian Vettel e certamente estaria para ser deixado para trás também por Felipe Massa.
Após passar a linha e entrar na última volta Massa colocou de lado de estava efetuando a ultrapassagem quando de repente os dois carros se chocam e protagonizam um acidente fortíssimo, felizmente os dois pilotos saíram ilesos. Na opinião desse que vos escreve, a culpa foi de Sergio Perez, o mexicano mudou a trajetória no momento da freada, porém Felipe Massa foi um tanto afoito, poderia ter esperado um melhor momento para o bote, depois da corrida o que se viu e ainda se vê é um colocando a culpa no outro, no final das contas Perez foi punido com a perda de cinco posições para a próxima corrida.
A festa foi toda para Daniel Ricciardo |
Nico Rosberg fechou em segundo e pode comemorar, uma vez que Lewis Hamilton não terminou a prova e o alemão pode se distanciar ainda mais na liderança do campeonato, Vettel fechou o pódio.
O sorridente Daniel entre Nico e Sebastian |
1 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | 1:39:12.830 | 70 voltas | ||
2 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | +4.236 | |||
3 | 1 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | RED BULL RENAULT | +5.247 | |||
4 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN MERCEDES | +11.755 | |||
5 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | +12.843 | |||
6 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | FERRARI | +14.869 | |||
7 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | +23.578 | |||
8 | 25 | JEAN-ÉRIC VERGNE | FRA | TORO ROSSO RENAULT | +28.026 | |||
9 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | McLAREN MERCEDES | +29.254 | |||
10 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | +53.678 | |||
11 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | +1 volta | |||
12 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | +1 volta | |||
13 | 99 | ADRIAN SUTIL | ALE | SAUBER FERRARI | +1 volta | |||
14 | 21 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | SAUBER FERRARI | +6 voltas | |||
8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS RENAULT | +11 voltas | NC | |||
26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO RENAULT | +23 voltas | NC | |||
44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | +24 voltas | NC | |||
10 | KAMUI KOBAYASHI | JAP | CATERHAM RENAULT | +47 voltas | NC | |||
13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS RENAULT | +49 voltas | NC | |||
9 | MARCUS ERICSSON | SUE | CATERHAM RENAULT | +63 voltas | NC | |||
4 | MAX CHILTON | ING | MARUSSIA FERRARI | +70 voltas | NC | |||
17 | JULES BIANCHI | FRA | MARUSSIA FERRARI | +70 voltas | NC | |||
MELHOR VOLTA | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:18.479 | volta 58 |
Rômulo Rodriguez Albarez - São Paulo/SP - #DanielRicciardo =D
o Zacarias tb tem culpa na batida....ele passou colado no Perez!!!!, outro detalhe....o Hulkenberg fez um longo trecho antes da 1º parada....se não me engano, andou + de 40 voltas com o mesmo set de pneus........se eu fosse o Zaca, ia tentar terminar a corrida sem fazer a 2º parada.......ele estava em 1º e abrindo das mercedes......na pior das hipóteses, quando o desgaste de pneus ficasse + acentuado, poderia faturar no minimo um 3º lugar!..........mas de qualquer forma, foi uma grande corrida!!!!
ResponderExcluirNa questão dos pneus, a diferença entre o Felipe Massa e o Nico Hulkenberg é a tocada, o brasileiro é um dos que mais gasta pneu, enquanto o alemão guia mais suavemente, fazendo seus pneus durarem mais. Sem contar que a Williams tbm gasta muito pneu... Massa poderia sim ter arriscado, eu tbm ficaria na pista e acho q a Williams errou em chamar o Massa, como ele era o mais rápido, poderiam ter esperado mais pra ver oq aconteceria...
Excluir