sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Lembranças da minha Fórmula 1

Estudos, lembranças e esperanças.

O quarteto fantástico dos anos 80 - Senna, Prost, Mansell e Piquet



Estudei história da F1 começando pelos anos 50. Odiei saber que foi um argentino que os dominou. Muito me admirou um certo rapaz calvo Stirling Moss que, mesmo sem nunca ter conquistado um título se quer na carreira, na minha e certamente na opinião do mundo da F1, foi um grande campeão.

Estudei sobre a ascensão de um jovem pastor de ovelhas, um camponês voador que nos anos 60 era mais conhecido como “escocês voador”. Li, re-li, assisti a vários vídeos e passei a admirar esse certo pastor chamado Jim Clark. Juntamente com um tal Graham Hill, o inglês pai de Damon Hill foi bi-campeão e até 2009, foi o piloto com mais temporadas disputadas na F1, foram 18. Recorde igualado por Rubens Barrichello em 2010.
Pesquisando descobri que o Brasil entrou de vez no circo em 1970, com um certo GP de Watkins Glen (EUA) e uma vitória de um rapaz chamado Emerson Fittipaldi, que 2 anos mais tarde se tornaria o campeão mais jovem da F1.
Emerson Fittipaldi
Jackie Stewart, sem comentários, um dos melhores e até hoje o cara que mais se preocupou com segurança. Colin Chapman, um dos maiores gênios que a F1 já teve, fez os carros mais impressionantes mas também os mais inseguros, talvez por isso Sir Jackie Stewart nunca correu nos bólidos da Lotus. Assim também eu descobri sobre um corajoso homem que, com um carro vermelho venceu as chamas para no próximo ano ser bi-campeão e anos mais tarde Tri, seu nome, Andreas Nikolaus Lauda, mais conhecido como Niki Lauda, veio junto com meus primeiros contatos históricos com a Ferrari. Odiei ler sobre James Hunt, mais playboy que piloto, foi campeão com os acertos de daquele tal de Fittipaldi que por sua vez, foi se aventurar prematuramente na Copersucar, primeira e última até o momento equipe brasileira na F1. Assisti a gravações sobre a “irresponsabilidade” de um já citado Colin Chapman junto com os organizadores de um GP de Monza no longínquo ano de 1978 onde lá, mataram um extraterrestre que tinha o nome de Ronnie Peterson, como eu queria ter visto esse cara correr, uma pena realmente. Assim também como Gilles Villeneuve, um “cavalo” que o senhor Dino Ferrari não soube criar e o deixou solto com seus instintos.
Nos anos 80 os carros vermelhos “sumiram”, e foi a vez de um tal quarteto fantástico entrar em cena: Piquet, Prost, Senna e Mansell, nem preciso comentar, pois você assistiu a isso tudo, que inveja.
Os finlandeses Hakkinen e Raikkonen
Agora o que me lembro ter assistido: o Tri de Senna, e que festa, que alegria, meu primeiro título brasileiro que presenciei com idade suficiente pra poder guardar na memória, está certo que lembro mais da festa que meu pai fez, da bandeirada final, do Mansell saindo da pista (tchau Leão!!!) dos gritos do Galvão ao gritar, “...É campeão, é campeão, é Trii...”. Vi algo que jamais me esquecerei, meu ídolo, meu herói na infância, eu disse na infância, aquele mesmo que me fez comemorar ”meu primeiro título mundial na F1” morrer ao vivo em um já distante 1º de maio de 1994, dia em que seu maior “inimigo” chorou por Senna, Alain Prost, com lágrimas nos olhos e a esperança de uma nova amizade desfeita em um muro, o Brasil parou por um tempo. Em 1996 me encantei com um canadense chamado Jacques Villeneuve se dar bem em seu início de carreira, como também vi muito decepcionado o cara se afundar. Vibrei com os títulos de Hakkinen, nunca suportei muito o Schumacher. Sempre admirei esses frios e gelados finlandeses, vi um deles se derreter em lágrimas, Mika Hakkinen estava por vencer em Monza no ano de 1999, quando seu carro quebrou e o finlandês se abaixa e chora, foi de cortar o coração, posso dizer que indiretamente chorei com Mika, emocionante.
Vi o paulista Rubens Barrichello entrar na Ferrari e passar a ser a esperança brasileira por alguns anos, muitas decepções, marmeladas, injustiças (talvez) e algumas boas vitórias. Presenciei através da TV um espanhol que chegou quieto e se mostrou um leão nas pistas, Fernando “das Astúrias” Alonso que é, talvez, o melhor nos dias de hoje.
Voltando aos nascidos na Finlândia, vi um cara ser campeão por ser constante o ano todo e levar a maior sorte na última corrida e ainda por cima não esboçar um sorriso sequer ao vencer e se sagrar campeão (acho que naquele dia eu sorri mais que ele), Kimi “Iceman” Raikkonen. No ano em que o primeiro piloto negro chegou na F1, e como chegou, em sua segunda temporada passou o Glock na minha frente, na minha frente mesmo, na última curva e foi campeão em cima de nosso “campeão temporário”, eu estava lá e filmei com minha simples câmera digital um momento histórico que não gostei de ver.
E mais uma vez vi, um inglês, Jenson Button (assim como James Hunt, mais playboy que piloto, porém mais amigável) ser campeão, e no segundo ano consecutivo foi no Brasil, contra um brasileiro, fazer o que.
Sem contar que em 2009, que foi um ano bem estranho, vimos algo curioso, Malásia + Chuva + Incerteza = Sorvete com Coca, alguém aí sem lembra?
 
Barrichello e Massa - presença Brazuca já confirmada em 2011
Em 2009 momentos tristes também e que muita esperança certamente nos trazem para um futuro próximo, pois, assim como um furo na testa em 94 nos tirou um campeão, creio que um furo na testa em 2009 nos deu um campeão, a esperança é a última que morre. O ano de 2009 também foi um ano em que pilotos "falidos e aposentados" disputaram o título, não deu para o brazuca que pelo menos aprendeu a não chorar tanto e soube perder como um vencedor.
 Nunca fui de torcer pra uma só equipe, sou mais aquele cara que torce pelo ser humano, na maioria brasileiros, salvo exceções, sou patriota e gosto de tradições, sou brasileiro e, como diz o ditado, “não desisto nunca”. Tendia a torcer mais pela Ferrari do que pelas outras, por que como já disse, gosto de tradições, e uma coisa que eles têm é isso, tendia ficou no passado pois, uma marmelada agente perdoa, porém duas fica difícil de perdoar.
Tradições também nos levam muitas vezes a ferir outras coisas que devemos acreditar e respeitar, para o esporte, pelo esporte. A Ferrari (mais uma vez) feriu o esporte, seja com um brasileiro prejudicado ou não, isso não se faz. Felipe Massa, assim como o time que defende, feriu o esporte e feriu o já ferido coração de um povo que está ficando sem motivos para ter alegria na F1, que saudade de Nelson Piquet (pai), Ayrton Senna (caras que eu vi).
Tirando a lama, vimos em 2010 um campeonato equilibradíssimo, sem nenhum brasileiro digno de disputá-lo. Como queria ver Rubens Barrichello com um carro 8 décimos mais rápido, estaríamos muito bem representados na disputa.
Kobayashi
Com orgulho em 1993 vi a primeira corrida do garoto Barrichello, claro, torcendo por um outro brasileiro, e aqui, em 2010, o GP 300, esse sim, torcendo pelo homem cuja marca é histórica e quem sabe inalcançável. Avante Rubens, 2011 vem aí.
Na disputa de 2010, tivemos um mimado trapalhão (Vettel), um chorão e muito esperto (Alonso), um Sir (Button), outro Sir (Hamilton), e um garoto mais velho (Webber), confesso que torci pelo garoto mais velho, mas no final o garoto mimado levou o caneco, enquanto o chorão chorou e o garoto velho escondeu seu ombro quebrado.
E que venha 2011, com 2 Lotus? Dá-lhe Kobayashi, que Barrichello tenha um bom carro para quem sabe finalmente ser campeão (fé), que Massa reconquiste seu povo, dada a nossa história, isso não é tão difícil.
E as pessoas ainda perguntam porque eu gosto de Fórmula 1.

Hasta luego!



5 comentários:

  1. muito bom meu caro jovem bom saber q temos jovens assim como vc que ainda bate no corçao de alguns o amor pela velocidade especifico pela F1.

    ATT Marco Antonio
    jornalista.

    ResponderExcluir
  2. A unica coisa q eu lembro foi qdo vc escreveu esse texto e me passou por email pra eu ler, já q eu tava na terrinha dos cangurus... e eu tb lembro de ter mencionado o qto eu tinha adorado o texto. Meu favorito. Na vdd... o unico dos seus textos de F1 q eu li, hahaha...

    Mto bom!

    ResponderExcluir
  3. Oi Rômulo!!! Que bom que entrou na blogosfera e usou o seu texto!!! Muito sucesso para vc!!!

    Bjs, Ludy

    ResponderExcluir
  4. Agora q eu li a ultima frase do texto... Por que vc gosta de F1?

    hahaha... =P

    ResponderExcluir
  5. Muito bom lembrar dos branquelos e gelados da F1 do povo q janta coca e de sobremesa sorvete ou tudo junto as vezes mais na minha opnião o q tenho mais saudades e de Kimi o verdadeiro gelado ganhador mais muito boas lembranças meu caro.


    sem mais
    Marco Antonio
    advogado,escritor e jornalista

    ResponderExcluir