terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Vacas magras para a Finlândia!

Keke Rosberg - campeão de 1982
O ano de 1982 foi marcado por alguns desastres envolvendo os favoritos ao título Gilles Villeneuve e Didier Pironi, ambos da Ferrari. O primeiro morreu no treino classificatório para o GP da Bélgica, no triste dia 08 de maio e o segundo sofreu um terrível acidente na qual nunca mais voltou a guiar um F1.
J. J. Lehto
Isso nos leva a Keke Rosberg e a “estréia” da Finlândia na F1. Rosberg se tornou campeão mundial de Fórmula 1 ao final da temporada de 82, não por ser um ótimo piloto, merecedor de tal honra, mais por pura e simples sorte de um piloto mediano que foi regular o ano todo.
Querendo ou não, Keke foi uma espécie de "Emerson Fittipaldi" na F1 para a Finlândia, antes dele, o país não mostrou nada de expressivo para a categoria.
Anos se passaram e vimos J. J. Lehto, sua marca mais expressiva foi o apelido criado com seu nome, “J. J. Lento”, logo depois apareceu Mika Salo, acabou virando piloto de testes da Ferrari e substituiu Michael Schumacher em alguns GPs de 1999. O alemão havia quebrado a perna, Salo precisou ajudar Eddie Irvine a tentar tirar o título de outro finlandês, o seu chará Mika Hakkinen. O melhor resultado de Mika Salo em um grande prêmio foi um 2º lugar no GP da Alemanha de 1999 pela Ferrari, o que lhe rendeu várias ofertas de times pequenos para o ano 2000 e o finlandês foi parar na Toyota até parar.
Mika Salo
Outro fato curioso de 1999, a Finlândia tinha pela primeira vez dois pilotos em equipes grandes, Ferrari e McLaren, fato que se repetiria em 2008, com Kimi Raikkonen na Ferrari e Heikki Kovalainen na McLaren.
Após Mika Salo, temos outro Mika, este começou antes do Salo e chegou a ser companheiro de Ayrton Senna, porém o sucesso veio depois de uma quase fatalidade, Mika Hakkinen no GP da Bélgica de 1995 sofreu um acidente que quase levou sua vida, chegou a entrar em coma mais felizmente sobreviveu.
Mika Hakkinen com Ayrton Senna
Três anos depois foi campeão pela McLaren em cima de Michael Schumacher, fato que se repetiu no ano seguinte, porém em 1999, Michael Schumacher estava fora de combate devido ao seu acidente, e a briga então passou a ser com o irlandês Eddie Irvine. Depois disso, Mika Hakkinen correu as temporadas de 2000/01 até se aposentar da F1, seu retorno sempre foi muito comentado, porém nunca concretizado.
Mika Hakkinen - campeão de 1998/99
Para o lugar de Hakkinen na McLaren, veio seu "herdeiro" Kimi Raikkonen, que estreou na categoria pela Sauber. O menino “gelado” foi bem e alcançou o posto de seu amigo no time de Ron Dennis, porém, não foi lá que Kimi se juntou ao grupo dos finlandeses campeões. Foi em Maranello, onde digamos que Raikkonen teve sorte, enquanto Lewis Hamilton e Fernando Alonso se matavam na McLaren e Felipe Massa andava pra trás com seu azar e sua Ferrari, Kimi chegou quietinho e foi campeão, acreditem se quiser, lembre-se quem viu, sem dar um único sorriso, esse foi o ano de 2007 (acho que sorri mais que ele aquele dia).
Kimi Raikkonen - campeão de 2007
Já em 2008 e 2009 a Finlândia e o mundo viram um desmotivado e apagado Kimi Raikkonen e um Heikki (quase J J Lehto) Kovalainen que só andou pra trás e ainda teve a sorte de levar o GP da Hungria de 2008 pra casa, GP esse que era que era de Felipe Massa, não fosse sua Ferrari quebrar a duas voltas do fim.
A temporada de 2009 pode ter sido a última de Kimi Raikkonen na F1, assim como com Hakkinen, o retorno de Raikkonen é sempre mencionado, porém, nada se confirmou até o momento. 
Em 2010, a Finlândia teve um ano atípico, pela primeira vez em anos o país não teve nenhum nome mencionado aos favoritos para levar o título.
Heikki Kovalainen
Atual esperança dos finlandeses
O único representante foi Heikki Kovalainen, que disputou a temporada pela equipe Lotus, e foi considerado o melhor piloto entre os que disputaram a temporada nas equipes novatas, o que é algo bem abaixo da história da Finlândia na F1.
Fato curioso é q que a Finlândia poderia hoje, estar contando com um segundo finlandês na F1, se não fosse o fato de Keke Rosberg ter colocado seu filho Nico Rosberg pra nascer na Alemanha ao invés da Finlândia, o menino de futuro Nico poderia ser finlandês.
Nelson Piquet também teve a “brilhante” idéia de colocar o filhote pra nascer em outro país, Nelsinho Piquet nasceu na Alemanha, porém, foi naturalizado brasileiro, bem que ele poderia ter continuado alemão.
Para os finlandeses (e brasileiros), é torcer por um futuro melhor na categoria máxima do automobilismo. Pois a maré não parece que está ajudando e a Finlândia parece entrar em tempos de “vacas magras”.
Espero que não!

 
Edelleen Uida (Continue a Nadar em finlandês, pelo menos é o que o Google Tradutor diz).

Hasta Luego!

São Paulo, em meio a muita chuva.
No Twitter @rodriguezcomz

Um comentário:

  1. É... mas vc não mencionou que sua irmã sempre confundia Mika Hakkinen com Kimi Haikkonen. Escrevi certo? rsrs...

    ResponderExcluir