Se estivesse vivo, Juan Manuel Fangio completaria 100 anos de idade em 24/06/2011. |
Com Senna, por quem Fangio tinha admiração e carinho. |
Nos anos seguintes dedicou-se ao trabalho e ao futebol, até que em 1936 produziu seu carro de estreia em uma corrida oficial. Estreou no circuito de Benito Juarez. No ano seguinte, repetiu a dose com um Buick oito cilindros e ficou em terceiro lugar.
Ídolo argentino ao lado de Maradona |
Em 27 de março de 1938 estreou oficialmente como piloto em Nocheba, a bordo de um Ford V8 e terminou em terceiro lugar na segunda série. Em 1939, em sua primeira prova em Balcarce, guiando um Cupê Chevrolet, venceu a corrida. No ano seguinte ganhou o Grande Prêmio Internacional do Norte, conhecido como Buenos Aires - Lima - Buenos Aires, após 9.500 km de concorrência. No mesmo ano foi campeão argentino e criou duas rivalidades históricas: Fangio-Galvez e Ford-Chevrolet.
Em 1950 Fangio debutou no primeiro campeonato de F1 pela equipe Alfa Romeo e lá permaneceu até 1953. Um ano mais tarde começou um relacionamento que entrou para a história do automobilismo: assinou contrato com a Mercedes Benz e a bordo de sua lendária "flecha de prata" venceu dois campeonatos de forma consecutiva. Mas Fangio ainda tinha um sonho a realizar: correr pela lendária Ferrari. E foi a bordo de sua Lancia-Ferrari D50 que ele conquistou inúmeras vitórias e títulos.
Foi guiando uma Maserati 250F que Fangio chegou, em 1957, ao seu quinto título mundial. Sua vitória em Nurburgring, naquele ano, até hoje é considerada uma das mais bonitas da história da F1. No final da temporada de 1958 se aposentou definitivamente e a Mercedes-Benz lhe deu de presente um SL300 roadster azul, que atualmente pode ser visto no Salão de Buenos Aires.
Mais tarde vieram diversas e merecidas homenagens: em 1972, em Balcarce é inaugurado o autódromo Juan Manuel Fangio, em 1973 Fangio é declarado cidadão ilustre de Buenos Aires, em 1980 é eleito o melhor motorista de todos os tempos pela Imprensa Racing International Association (IRPA), em 1986 é criado o Fangio Museum e no ano seguinte é nomeado "Presidente Honorário Vitalício da Mercedes Benz Argentina."
Fangio morreu na manhã de 17 de julho de 1995. Seus restos mortais foram recolhidos por uma guarda de honra após ser velado no Salão Branco da Casa do Governo, no Automóvel Clube Argentino e no Museu de Balcare.
Juan Manuel Fangio - 24/06/1911 - 17/07/1995 |
Rômulo Rodríguez Albarez - Marília/SP - 100 anos e 1 dia.
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